" />

DIMENSÃO PARLAMENTAR DA PRESIDÊNCIA PORTUGUESA


Os trabalhos do último mês da Dimensão Parlamentar da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Bandeira da UE com flores

Os trabalhos do último mês da Dimensão Parlamentar da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Imagem da conferência
LXV COSAC (CONFERÊNCIA DOS ÓRGÃOS ESPECIALIZADOS EM ASSUNTOS DA UNIÃO DOS PARLAMENTOS DA UNIÃO EUROPEIA)

31 DE MAIO E 1 DE JUNHO 2021

A Assembleia da República organizou, por videoconferência, a LXV COSAC (Conferência dos Órgãos Especializados em Assuntos da União dos Parlamentos da União Europeia).

Os temas em debate foram a Presidência Portuguesa do Conselho da UE, a Europa Social, a Implementação dos Planos nacionais de recuperação e resiliência e a Conferência sobre o Futuro da Europa.

A Sessão de Abertura foi presidida pelo Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e a Sessão de Encerramento contou com a intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Esta conferência realiza-se, semestralmente, no Parlamento do Estado-Membro que exerce a Presidência e conta com a participação dos Parlamentos nacionais e do Parlamento Europeu. Os Estados candidatos à União Europeia podem também participar com o estatuto de observadores.

A COSAC visa realizar o intercâmbio regular de pontos de vista, constituindo uma forma de cooperação entre as Comissões de Assuntos Europeus dos Parlamentos nacionais e o Parlamento Europeu.

Mais informações




CONFERÊNCIA INTERPARLAMENTAR DE ALTO NÍVEL SOBRE MIGRAÇÕES E ASILO NA EUROPA

14 DE JUNHO

A Assembleia da República organiza, em conjunto com os Parlamentos alemão e esloveno e em articulação com o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia, a II Conferência Interparlamentar de Alto Nível dedicada ao debate sobre migrações e asilo na Europa.

A Conferência decorre do compromisso firmado pelo Trio dos Presidentes dos Parlamentos da Presidência da UE (Alemanha, Portugal e Eslovénia) e realiza-se por videoconferência.

O objetivo desta II Conferência é aprofundar o diálogo iniciado em novembro passado pela Presidência alemã sobre a gestão das migrações na Europa e os seus múltiplos desafios, tendo particular enfoque no impacto da pandemia COVID-19 nas políticas migratórias e de asilo, bem como, na dimensão externa deste tema.


Imagem da conferência


Imagem da conferência
CONFERÊNCIA SOBRE DESENVOLVIMENTO RURAL, AGRICULTURA E COESÃO TERRITORIAL

16 DE JUNHO

A Assembleia da República organiza a Conferência Interparlamentar sobre Desenvolvimento Rural, Agricultura e Coesão Territorial, que procura explorar novas linhas de cooperação entre as políticas de coesão e a política agrícola europeia, com a nova Política Agrícola Comum (PAC) e o Pacto Ecológico Europeu no horizonte.

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, preside à Sessão de Abertura e as sessões são moderadas pelo Presidente da Comissão de Agricultura e Mar, Pedro do Carmo.

As áreas rurais ocupam metade da Europa e representam cerca de 20% da população, figurando entre as regiões menos favorecidas da União Europeia.

O apoio às regiões rurais é feito através da política regional, dos Fundos de Coesão, como o Fundo Europeu de Desenvolvimento Rural (FEDER) ou o Fundo Social Europeu, e ainda pela PAC, através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).

Mais informações




CONFERÊNCIA SOBRE O PAPEL DOS PARLAMENTOS NO APROFUNDAMENTO DA RELAÇÃO UE-ÁFRICA

21 DE JUNHO

A Assembleia da República organiza a Conferência sobre o papel dos Parlamentos no aprofundamento da relação UE-África, que visa promover a discussão sobre a relação União Europeia-África, através do debate de temas como “A cooperação União Europeia-ACP e o papel dos Parlamentos” e “A nova Estratégia União Europeia - África: o papel dos Parlamentos nacionais”.

A Conferência conta com a presença do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e de Deputados do Parlamento português, bem como com representantes do Parlamento Pan-Africano, do Grupo da África, Caraíbas e Pacífico (ACP), do Parlamento Europeu, da Comissão Europeia, da União Africana e do Governo português.

Mais informações

Imagem da conferência