" />

DITOS PARLAMENTARES


“Quero terminar dizendo que entre as coisas que mais me surpreenderam na Alemanha foi a posição da mulher nos altos cargos do Estado. Posso dizer simplesmente que a presidente do Bundestag é uma senhora, dois vice-presidentes são duas senhoras, que as mulheres ocupam um lugar da maior importância na política alemã. Digo isto com um bom cumprimento às minhas ilustres colegas presentes nesta Assembleia.

E já agora, para terminar, posso dizer-vos para se irem habituando à ideia – os que forem à Alemanha – de que a pergunta sacramental que fazem no fim de qualquer encontro, seja ele qual for, por mais formal que seja, é: «Com que impressão fica você deste encontro que acabamos de ter?» Isso aconteceu com a Sr.ª Presidente do Bundestag, e eu disse:

Minha senhora, além de agradecer as gentilezas que teve para com o meu país, quero assegurar-lhe uma coisa: é que se a Presidência e a Assembleia Nacional de Portugal fosse presidida por uma mulher tão bonita, em vez de 250 Deputados teríamos 500.”

Henrique de Barros, Diário da Assembleia Constituinte, n.º 59, 8 de outubro de 1975, p. 1782.



Discurso do Presidente da Assembleia da República, Henrique de Barros, na abertura da Assembleia Constituinte, 2 de abril de 1975, Arquivo Histórico Parlamentar.