" />

FORA DA LEI


O Parlamento em banda desenhada.

Ilustração

A primeira banda desenhada parlamentar – “Fora da Lei” – ilustra debates reais de várias épocas parlamentares desde a Monarquia Constitucional até ao século XXI. Os episódios são lançados periodicamente no site e nas redes sociais do Parlamento.

O objetivo desta BD é dar a conhecer a dinâmica das intervenções parlamentares, incluindo os apartes e as especificidades características de cada época, como, por exemplo, a forma de os deputados se dirigirem à Câmara ou de se interpelarem. O primeiro debate (com seis episódios) retrata o ambiente parlamentar no início da era do Cabralismo. Na sessão de 19 de agosto de 1842, Costa Cabral, Ministro do Reino, apresentava uma proposta para a nomeação de uma Deputação para felicitar a Rainha D. Maria II pelo nascimento do seu filho, o Infante D. João. A ser votada sem discussão, a proposta serve de ocasião para os protestos dos Deputados José Estêvão de Magalhães, Mesquita Gavião e Almeida Garrett, que se queixam de não lhes ser dada a palavra (debate completo disponível aqui).

Em preparação estão já outros episódios com debates que tiveram lugar no Parlamento desde a Monarquia Constitucional até ao século XXI.  

Episódio 1 (de 6)

Episódio 2 (de 6)

Episódio 3 (de 6)

Episódio 4 (de 6)