" />

ESCAPARATE


Folhas informativas, livros, vídeos.




PÁGINA TEMÁTICA

A página temática 200 Anos de Parlamento foi lançada por ocasião dos 200 anos da reunião inaugural das Cortes Constituintes de 1821, o primeiro Parlamento português.

Inclui uma mensagem do Presidente da Assembleia da República e dá continuidade à página criada em agosto de 2020 para assinalar o Bicentenário da Revolução Liberal.

 

 




VÍDEOS

Cápsula do tempo | As Cortes Constituintes de 1821



Há peças no Palácio | Cortes Constituintes de 1821



O que é a Reunião de Presidentes da Conferência dos órgãos especializados em assuntos da União dos Parlamentos da União Europeia?




AQUISIÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

A Biblioteca Passos Manuel destaca as seguintes obras disponíveis online no catálogo:

Atas da conferência Paz, Justiça e Instituições Eficazes: um caminho para o desenvolvimento sustentável

 

Resumo: A temática desta conferência baseou-se no objetivo 16 dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). Debateram-se os temas da violência, do acesso à justiça como forma de desenvolvimento, do combate ao crime organizado e à corrupção, da governação para a paz, da educação para a igualdade, da integração e não-discriminação e do desenvolvimento sustentável.



In the Name of COVID-19: an Assessment of the Schengen Internal Border Controls and Travel Restrictions in the EU

 

Resumo: O presente documento avalia as medidas de restrição de mobilidade que os Estados-membros da UE implementaram na luta contra a pandemia por COVID-19. Aborda a reintrodução do controlo de fronteiras no Espaço Schengen e as restrições de viagens, analisando a compatibilidade destas medidas com o Código de Fronteiras Schengen. Constata-se que as prioridades políticas mudaram, passando de uma lógica de contenção ao policiamento da mobilidade entre países da UE, à verificação de identidades, a bancos de dados interoperáveis e à vigilância eletrónica dos viajantes.



Foreign language teachers as ambassadors of multilingualism and international exchange

 

Resumo: A globalização, a inovação tecnológica e as migrações aumentam as interações entre pessoas, países e culturas. A aprendizagem de outras línguas, além de melhorar a comunicação, promove a compreensão de diferentes culturas e dá-nos a conhecer outras visões do mundo. Aprender uma língua estrangeira pode ser uma boa ferramenta para aumentar habilidades interculturais, melhorar a cooperação e descobrir novas formas de pensar e trabalhar em conjunto. Por isso, muitos países estão a investir cada vez mais no ensino de línguas estrangeiras.



Consulte as restantes novidades relativas às publicações periódicas.