" />

ESCAPARATE


Dossiês de informação, livros, vídeos.






LIVROS


 

 

Consulta pública no processo legislativo parlamentar (edição electrónica)

A participação dos cidadãos no procedimento legislativo parlamentar encontra-se consagrada na Constituição, no Regimento da Assembleia da República e ainda no Código do Trabalho. Este documento analisa as formas e o processo de participação dos cidadãos na legislação parlamentar.

 

Emblemas para a vida: S. Bento na obra de Frei João dos Prazeres, de João José Alves Dias (edição eletrónica)

Esta publicação foi realizada no âmbito do protocolo entre a Assembleia da República e o Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa e baseia-se no estudo da obra: “O príncipe dos patriarcas S. Bento: de sua vida, discursada em emprezas politicas, & moraes” de Frei João dos Prazeres, publicada em 1683-1690, que faz parte do acervo de livro antigo da Biblioteca Passos Manuel.

A publicação foi divulgada no dia 22 de outubro, por ocasião dos 184 anos da criação por Passos Manuel da Biblioteca das Cortes.




VÍDEOS

Parlamentês

Legislatura

Audições e audiências

Debate na generalidade






PÁGINAS TEMÁTICAS


- Orçamento do Estado 2021

A documentação e a tramitação do processo orçamental podem ser acedidas através da página da Assembleia da República especialmente criada para o efeito: texto e mapas da proposta de lei de Orçamento do Estado, relatório que acompanha a iniciativa, documentos setoriais enviados pelo Governo para apoio às audições, legislação a alterar, propostas de alteração apresentadas pelos Deputados durante o debate, eventuais requerimentos de avocação da apreciação para Plenário e todos os registos de votações efetuadas, em Comissão e no Plenário.

 






AQUISIÇÕES BIBLIOGRÁFICAS


A Biblioteca Passos Manuel destaca as seguintes obras adquiridas no último mês:

 

Garantir a segurança e saúde no trabalho durante a pandemia / Dafne Papandrea; Organização Internacional do Trabalho

 

Nos últimos anos, têm surgido vários surtos de doenças infeciosas, com elevada capacidade de transmissão. Atualmente, os governos, empresas, trabalhadores e organizações lidam com novos desafios no combate à pandemia de COVID-19, procurando garantir a segurança e saúde no trabalho. O presente relatório da Organização Internacional do Trabalho destaca os riscos de segurança e saúde no trabalho (SST) decorrentes da propagação de COVID-19 e apresenta medidas de prevenção e controle, quer do risco de contágio, quer dos riscos psicossociais, ergonómicos e outros riscos de segurança e saúde no trabalho associados à pandemia.



Impactos da COVID-19 no setor cultural português: resultados preliminares de março de 2020/Universidade do Minho

 

O Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da Universidade do Minho encontra-se a desenvolver um projeto de investigação, coordenado por Manuel Gama, com a finalidade de identificar e analisar os impactos da COVID-19 no setor cultural português. A análise dos resultados deste projeto, iniciado a 16 de março de 2020 e com término a 31 de março de 2021, é disponibilizada regularmente, ainda que de forma preliminar. Este relatório apresenta os dados referentes a março de 2020.



Cities in the World: a new perspective on urbanisation / OECD, European Commission

 

Este relatório da OCDE, publicado em 2020, refere que a população residente nas cidades passou de 1,5 biliões de habitantes em 1975 para 3,5 biliões em 2015, prevendo-se que chegue aos 5 biliões (quase 55% da população mundial) em 2050. Mostra ainda que quase metade da população mundial (48%) vive nas cidades, um quarto vive em áreas rurais (24%) e a restante vive em cidades e áreas semidensas (28%).

 

Consulte as restantes novidades relativas às publicações periódicas.











Partilhar
Tweetar
< Voltar