" />
A atual edição do Programa Parlamento dos Jovens será concluída no ano letivo 2020/2021.
DESFECHO DA EDIÇÃO 2019/2020
A situação de pandemia da doença COVID-19 e as medidas tomadas impediram a conclusão da edição 2019/2020 do Programa Parlamento dos Jovens.
Quando, no dia 10 de março de 2020, foi determinado o adiamento, para data oportuna, das Sessões ainda não realizadas, tinham decorrido metade das Sessões Distritais e Regionais. Ficaram, assim, por realizar as restantes Sessões Distritais, bem como as Sessões Nacionais.
Assim, a Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto deliberou:
Mais informação em http://www.jovens.parlamento.pt/2019_2020/docs/fecho-edicao-2019-2020.pdf.
CONCURSO DE SLOGANS
No ano em que celebra o seu 25.º aniversário, o Programa Parlamento dos Jovens lançou um concurso de slogans sobre Violência Doméstica e no Namoro, o tema em debate na presente edição. Neste âmbito, os jovens foram convidados a apresentar mensagens que sensibilizassem para a necessidade de não silenciar e não desculpar qualquer tipo de violência e que sugerissem formas de combater a violência doméstica e no namoro.
O concurso, destinado a jovens do 2.º ciclo ou do 3.º ciclo do ensino básico ou do ensino secundário de escolas do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa, decorreu de 7 de fevereiro a 6 de março de 2020.
Foram recebidas 811 propostas, tendo a seleção do melhor slogan passado por várias fases: num primeiro momento, as candidaturas foram avaliadas por um júri constituído para o efeito, que selecionou dez slogans, tendo estes, num segundo momento, sido submetidos a avaliação nas redes sociais do Programa (www.facebook.com/jovens.parlamento e www.instagram.com/parlamentodosjovens/). O slogan vencedor foi, depois, escolhido, pelo júri, de entre os cinco que recolheram o maior número de gostos e partilhas.
O slogan vencedor, que foi divulgado na RTP, no site e nas redes sociais do Parlamento dos Jovens foi: “Usa a tua influência para dizer não à violência”.