" />

PARLAMENTO DOS JOVENS


A atual edição do Programa Parlamento dos Jovens será concluída no ano letivo 2020/2021.

DESFECHO DA EDIÇÃO 2019/2020

 

A situação de pandemia da doença COVID-19 e as medidas tomadas impediram a conclusão da edição 2019/2020 do Programa Parlamento dos Jovens.

Quando, no dia 10 de março de 2020, foi determinado o adiamento, para data oportuna, das Sessões ainda não realizadas, tinham decorrido metade das Sessões Distritais e Regionais. Ficaram, assim, por realizar as restantes Sessões Distritais, bem como as Sessões Nacionais.

Assim, a Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto deliberou: 

 

  1. Concluir a presente edição do Programa Parlamento dos Jovens no ano letivo 2020/2021, retomando-a no ponto em que se encontrava aquando da interrupção;
  2. Não aceitar novas inscrições, continuando inscritas apenas as escolas que se encontravam a participar em 2019/2020;
  3. Realizar as Sessões Distritais que ainda não ocorreram e, depois, as Sessões Nacionais, em datas a determinar, de acordo com o calendário escolar que vier a ser fixado;
  4. Permitir que os jovens deputados já eleitos continuem a sua participação no Programa, se assim o pretenderem, independentemente da idade ou do nível de ensino que frequentam;
  5. Não selecionar novo tema para debate em 2020/2021, mantendo-se o tema da Violência Doméstica e no Namoro.

 

Mais informação em http://www.jovens.parlamento.pt/2019_2020/docs/fecho-edicao-2019-2020.pdf.

 

CONCURSO DE SLOGANS

 

No ano em que celebra o seu 25.º aniversário, o Programa Parlamento dos Jovens lançou um concurso de slogans sobre Violência Doméstica e no Namoro, o tema em debate na presente edição. Neste âmbito, os jovens foram convidados a apresentar mensagens que sensibilizassem para a necessidade de não silenciar e não desculpar qualquer tipo de violência e que sugerissem formas de combater a violência doméstica e no namoro.

O concurso, destinado a jovens do 2.º ciclo ou do 3.º ciclo do ensino básico ou do ensino secundário de escolas do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa, decorreu de 7 de fevereiro a 6 de março de 2020.

Foram recebidas 811 propostas, tendo a seleção do melhor slogan passado por várias fases: num primeiro momento, as candidaturas foram avaliadas por um júri constituído para o efeito, que selecionou dez slogans, tendo estes, num segundo momento, sido submetidos a avaliação nas redes sociais do Programa (www.facebook.com/jovens.parlamento e www.instagram.com/parlamentodosjovens/). O slogan vencedor foi, depois, escolhido, pelo júri, de entre os cinco que recolheram o maior número de gostos e partilhas.

O slogan vencedor, que foi divulgado na RTP, no site e nas redes sociais do Parlamento dos Jovens foi: “Usa a tua influência para dizer não à violência”.





Partilhar
Tweetar
< Voltar