" />

DITOS PARLAMENTARES


Parlamento

“É que o problema feminino é um problema de uma esfera mental, de escravidão, de servidão da mulher em relação à casa e não da entreajuda que, essa sim, será verdadeiramente igualitária, dentro de casa como fora de casa.

É, portanto, um aspeto cultural que só se pode resolver não constitucionalmente, mas culturalmente, através de uma educação, educação essa que tem de começar muito na base, tem de começar muito cedo. Por experiência própria, eu já ouço uma criança de quatro anos (que é meu filho) dizer que ele tem mais força do que a irmã, porque ele é homem.

Evidentemente que é um problema cultural. É um problema de educação e é nessa esfera que a atuação tem de ser mais eficaz, porque na esfera do económico, evidentemente que, para trabalho igual salário igual. E isso tem de ser uma realidade indiscutível. Mas temos que ir mais longe. A esfera do material, a esfera do económico, tem de ser ultrapassada e tem de ser em nós, homens, que essa revolução, que é uma revolução cultural, se tem de dar.”

 

Romero Magalhães, Diário da Assembleia Constituinte, n.º 48, 18 de setembro de 1975, pp. 1391-1392.

 





Partilhar
Tweetar
< Voltar