PRESÉPIO – ADORAÇÃO DOS PASTORES


Placas

No mês em que se celebra o Natal, apresentamos um presépio numa concha de molusco bivalve da espécie Haliotis Tuberculata, conhecido como abalone ou orelha do mar, de forma oval alongada, que assenta numa pequena base para poder ser colocada verticalmente. O interior destaca-se pelo revestimento irisado em tons de azul e verde, notando-se ao centro a zona rugosa do pé do molusco e, à direita, os orifícios pelos quais respirava. O exterior, também irisado em dourado e nos mesmos tons, é coberto por sulcos irregulares.

A concavidade do interior simula uma gruta que alberga a Adoração dos Pastores em Belém, sobre uma pequena plataforma em madrepérola branca com a legenda BETHLEHEM. A cena é representada por sete figuras estereotipadas, de diferentes dimensões, recortadas em madrepérola branca e gravadas com incisões que definem os pormenores. O centro é ocupado pelas figuras de Nossa Senhora e de São José, de maiores dimensões, com auréola vazada e de joelhos, adorando o Menino Jesus, também aureolado e deitado numa pequena manjedoura. De cada lado destas figuras, está uma ovelha e, logo atrás desta, um pastor de cajado e em atitude de contemplação do Menino. Na parte superior, o local do nascimento de Jesus é assinalado por uma estrela de cinco pontas e cauda raiada, também em madrepérola branca.

Os presépios em madrepérola são um trabalho artesanal característico das comunidades cristãs da Terra Santa, para venda aos peregrinos e um dos seus meios de subsistência. Neste caso, associa-se esse material trabalhado em miniatura às apreciadas conchas de abalone, molusco corrente na costa mediterrânica, pelo rico cromatismo nacarado.

Este presépio foi oferecido, a 22 de novembro de 2005, pelo Delegado Geral da Palestina em Portugal quando foi recebido pelo antigo Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.

                         

N.º inv.: MAR 5924, 2019,14 x14 cm

Concha de abalone e madrepérola branca, Palestina, 2005, 10 x 13,5 x 4 cm, n.º inv. MAR 2723.

N.º inv.: MAR 5924, 2019,14 x14 cm

Concha de abalone e madrepérola branca, Palestina, 2005, 10 x 13,5 x 4 cm, n.º inv. MAR 2723.

 

 





< Voltar