PRATO DECORATIVO DA CHINA


Placas

Prato circular de vidro "doublé" decorado de ambos os lados com esmaltes sobre a superfície e os motivos decorativos esgrafitados ou relevados, servindo as áreas esgrafitadas de um lado também como elementos decorativos do lado oposto. É ligeiramente côncavo, de aba pouco pronunciada e sem parede.

 
Na face principal, dois terços da superfície estão revestidos de esmalte fosco de cor creme, sobre o qual foi desenhado a esgrafito um grande navio navegando em mar alto, com a proa virada à direita, com vários mastros e velas retangulares enfunadas. Sobre as velas do segundo mastro foram gravados carateres chineses e pintados a vermelho.

O casco do navio é vermelho e preto e a fenestração realçada a ouro, dos esmaltes aplicados no tardoz. O terço inferior do tondo tem fundo em três tonalidades diferentes de azul e cinza prateado, dos esmaltes do tardoz, com decoração esgrafitada e pintada de branco a representar a forte ondulação. À direita do navio dois peixes saltam e mergulham, enquanto aves voam de ambos os lados do navio.


O tardoz apresenta decoração exatamente idêntica mas inversa, como se o navio fosse visto do lado oposto: a proa está virada à esquerda, os peixes estão também à esquerda. Todas as áreas esmaltadas no tardoz correspondem às áreas da face principal cuja policromia é dada por transparência, o esmalte de cor creme da face principal serve aqui como céu de fundo. O navio desenhado a esgrafito tem as velas revestidas de esmalte cinza prateado, o casco tem esmaltes castanho, vermelho e negro, com fenestração marcada por esmalte azul celeste e dourado. O terço inferior representa a forte ondulação do mar, com motivos em relevo, em esmalte de três diferentes tons de azul e cinza prateado. No tardoz da aba, a meio e à esquerda, tem aplicada a marca "Alegant" e, por baixo, três carateres chineses em esmalte prateado.


A peça é acompanhada por um suporte-expositor de madeira com encaixe em curvatura na parte central, para o prato, ladeado por dragões sobre nuvens.

O prato foi uma oferta do Vice-Presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Ma Biao, à Vice-Presidente da Assembleia da República, Deputada Teresa Caeiro, em 17 de abril de 2019, por ocasião da visita à Assembleia da República.


Prato em vidro e esmaltes policromos, China, 2019, diâmetro 32 cm, n.º inv. MAR 5870


Prato em vidro e esmaltes policromos, China, 2019, diâmetro 32 cm, n.º inv. MAR 5870



Partilhar
Tweetar


< Voltar