Parlamento dos Jovens


O mês de maio é marcado pela realização das Sessões Nacionais do Parlamento dos Jovens – Básico e Secundário.

Logotipo Parlamento dos Jovens
Alterações climáticas em debate nas Sessões Nacionais dos Ensinos Básico e Secundário
20 e 21 de maio (Secundário) | 6 e 7 de maio (Básico)

“Reverter o aquecimento global” é o tema que vai ser debatido nos dias 20 e 21 de maio na Assembleia da República, pelos cerca de 130 deputados do Ensino Secundário, das 65 escolas eleitas nas Sessões Distritais e Regionais.

Na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, os deputados, acompanhados pelos seus professores, que coordenam o Programa nas escolas, e pelos jornalistas candidatos ao Prémio Reportagem, vão debater os vários projetos de recomendação dos diferentes círculos eleitorais do continente, das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, da Europa e de Fora da Europa, sobre as “Alterações climáticas”, designadamente “Como reverter o aquecimento global”.

Nos dias 6 e 7 de maio, a Assembleia da República acolheu, já, a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, em que os 132 deputados das 66 escolas eleitas nas Sessões Distritais debateram 22 projetos e aprovaram uma recomendação sobre “Alterações climáticas: salvar os oceanos” (gravações vídeo disponíveis aqui).

Os temas foram lançados pela Assembleia da República no início do ano letivo e o desafio foi aceite não só por cerca de 1000 escolas de todo o país, mas também de escolas portuguesas dos círculos da Europa e de Fora da Europa, do 5.º ao 12.º ano de escolaridade.

Cartaz Parlamento dos Jovens
Cartaz Parlamento dos Jovens

A Sessão Nacional é a 3.ª fase de um Programa que envolve milhares de alunos numa participação democrática ativa, materializada em processos eleitorais, debates e sessões plenárias nas escolas e nos distritos e regiões autónomas. Desta forma, cumprem-se os objetivos do Programa, promovendo-se o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões, educando-se para a cidadania e estimulando o gosto pela participação cívica e política.

Durante os dois dias das Sessões Nacionais no Palácio de São Bento, os jovens reúnem-se em comissões e em sessão plenária, fazem perguntas aos Deputados da Assembleia da República e aprovam uma recomendação sobre o tema em questão.

Este ano, o Plenário dos jovens, no dia 21, tem lugar na Sala das Sessões, uma importante distinção no culminar do seu trabalho. À sessão de abertura, que tradicionalmente conta com a presença do Presidente da Assembleia da República, do Presidente da Comissão de Educação e Ciência e de um representante do Governo para a área da Educação, seguem-se as perguntas aos Deputados da Assembleia da República, que participaram nas várias etapas do Programa desde o início do ano letivo, quer em debates nas escolas, quer nas Sessões Distritais e Regionais.

No final de cada edição do Parlamento dos Jovens, as recomendações aprovadas pelos jovens deputados são apreciadas pela Comissão de Educação e Ciência e as medidas tomadas pelo Governo e pelos Grupos Parlamentares no seu âmbito são anualmente publicadas na página Internet do Parlamento dos Jovens.



Mais informação em:

Programa Parlamento dos Jovens
21 391 71 22
parlamento.jovens@ar.parlamento.pt
www.facebook.com/jovens.parlamento
www.instagram.com/parlamentodosjovens/

< Voltar