Comunicar | jun 2015
junho_15
CONSTITUINTE 40 ANOS

“A História, juiz implacável, dirá um dia se fomos ou não capazes de desempenhar cabalmente a missão que o eleitorado nos atribuiu, nessa grande e inesquecível jornada cívica que foi o 25 de Abril de 1975.”

Henrique de Barros, 2 de junho de 1975 
FLASH | VISITA DA RAINHA DE INGLATERRA AO PARLAMENTO (1985)



Em 1985, a rainha Isabel II visitou o Parlamento, sendo recebida pelo Presidente da Assembleia da República, Fernando Amaral.

Veja a reportagem fotográfica.

Fotografias de Alves Pinto, Arquivo Histórico Parlamentar.
PEÇA DO MÊS | MOBILIÁRIO DA ANTIGA SALA DO GOVERNO



Mobiliário concebido pelo arquiteto Raul Lino para a antiga Sala do Governo do Palácio do Congresso da República, em 1934, e posteriormente executado pela fábrica Móveis Olaio, c. 1937, quando a sede do Parlamento se designava já Palácio da Assembleia Nacional.

O conjunto integra 15 cadeiras de madeira dourada com estofo de veludo bege (tecido não original), duas delas de braços, com pernas traseiras de sabre e dianteiras de fuste canelado; um sofá e três poltronas nos mesmos materiais, todos com socos e pés entalhados em forma de pata de leão e o primeiro com braços terminando em voluta; um armário de duas portas em madeira dourada, enxaquetado, com socos e pés entalhados em forma de pata de leão; uma secretária, uma mesa de reuniões, uma mesa de apoio, uma mesa retangular e uma mesa redonda, todas em madeira dourada e com tampo de madeira africana; um biombo de três folhas forradas de fazenda bege listrada (tecido original que só se preserva nesta peça); e ainda dois candeeiros de pé alto canelado, em forma de tocha sustida por volutas, em madeira dourada com taças de mármore. No projeto inicial estavam ainda compreendidos dois tapetes da fábrica Beiriz e três reposteiros.

As formas, os motivos, os materiais e as cores das peças adequam-se ao contexto e ao propósito institucional e político, contribuindo, através do estilo revivalista clássico, da iconografia antiga, da conjugação de madeiras portuguesas continentais e coloniais, e ainda da associação entre a simplicidade do castanho e a riqueza do dourado, para a imagem de um poder governamental firmado em valores historicistas e nacionalistas.

Este conjunto encontra-se, desde 2013, numa sala de Comissões Parlamentares do Palácio de São Bento, estando o biombo atualmente na exposição «Móveis Olaio - Produção, Inovação e Qualidade», patente no Museu de Cerâmica de Sacavém (17 de maio de 2015 a 31 de dezembro de 2016).

Madeira entalhada e dourada, madeira africana
Raul Lino (projeto)
Móveis Olaio (execução)
1934-1937
Fotografia de Eduardo Gageiro
Inv. n.º MAR 2911 a MAR 2935 e MAR 4092

Mais informações em: www.parlamento.pt                                                                 ISSN 2183-5349                                  Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.