Comunicar | nov 2016
nov_16
SUFRÁGIO FEMININO EM DEBATE (1913)

"Só o egoísmo dos homens é que pode obstar a não se reconhecer o direito de eleitor às mulheres."

Deputado Jacinto Nunes, 2 de junho de 1913
A Sala D. Maria II, em 1914. Fotografia de J. Fernandes. Arquivo Histórico Parlamentar.
ANTES E DEPOIS | SALA D. MARIA II


Situada no Andar Nobre do Palácio de São Bento, a Sala D. Maria II foi concebida, no último quartel do século XIX, especificamente para a realização de conferências.

Tendo sofrido várias modificações na decoração, a função inicial desta sala mantém-se na atualidade, sendo ainda utilizada para reuniões da Conferência de Líderes, onde, sob a direção do Presidente da Assembleia da República, com a presença dos presidentes dos grupos parlamentares e de um representante do Governo, são programados os trabalhos parlamentares. 
Belak, Ø 11 cm, prata, n.º inv. MAR 4510.
PEÇA DO MÊS | KAIBAUK e BELAK (TIMOR-LESTE)


As tradições ancestrais do povo de Timor-Leste mantêm-se como símbolos identitários da cultura e das tradições locais, e foram um fator de unidade contra a ocupação indonésia.

De entre os símbolos tradicionais destacam-se o Kaibauk e o Belak, a Lua e o Sol, respetivamente – a Lua marca o tempo, o Sol fonte de luz ou de fogo, formam a união perfeita para garantir a fertilidade da terra. Estes adornos de joalharia e ourivesaria eram característicos e distintivos da aristocracia timorense. O Kaibauk é um diadema compósito tradicional, em forma de crescente em horizontal, podendo ter diversos outros enfeites. Era especialmente usado pelos homens com estatuto social na sociedade. O maior Kaibauk, colocado ao nível da testa, era usado exclusivamente pelo liurai, chefe ou rei tradicional timorense. O Belak, composto por disco ou discos de metal, era suspenso ao pescoço e complementava o traje masculino. 
MEMÓRIAS DA GRANDE GUERRA


No centenário da entrada de Portugal na I Guerra Mundial, divulgam-se materiais registados nos Dias da Memória, iniciativa que teve lugar na Assembleia da República, em outubro de 2014.

Estes quatro postais, editados em França, integram a série "Hinos nacionais", da autoria de Xavier Sager.

Contribuição de Maria Guilhermina Estevinha, descendente do capitão médico Álvaro Marques Machado, e de Luís Tudella (postal com o Hino Nacional português).
FLASH | VISITA DA EMBAIXATRIZ DO BRASIL (1945)


No dia 27 de setembro de 1945, a Embaixatriz do Brasil, Iracema Neves de Fontoura, visita o Palácio de São Bento, sede da Assembleia Nacional, acompanhada pelos delegados brasileiros à Conferência Interacadémica de Lisboa, que reuniu representantes da Academia Brasileira de Letras e da Academia de Ciências de Lisboa, tendo em vista a uniformização da língua portuguesa. Em Portugal, o acordo ortográfico foi aprovado pelo Decreto-Lei n.º 35 228, de 8 de dezembro de 1945.

Veja a reportagem fotográfica (Arquivo Histórico Parlamentar).
FLASH | VISITA DE DELEGAÇÃO DA REPÚBLICA DA COREIA (1989)


Em junho de 1989, uma delegação da Assembleia Nacional da República da Coreia visitou a Assembleia da República.

Veja a reportagem fotográfica (Arquivo Histórico Parlamentar).
A Deputada Maria Guardiola na Sala das Sessões, em 1935. Arquivo Histórico Parlamentar.
DITOS PARLAMENTARES


"(…) Estou consolado pela demonstração que acaba de ser feita diante dos nossos olhos, demonstração no sentido de que realmente não é exata a afirmação de que a mulher portuguesa não tem o sentido das oportunidades e de que está contrafeita quando toca problemas presos à técnica jurídica. (…)

Estou encantado por ver a colaborar com o espírito disciplinado de homens, que sabem ter disciplinado o espírito, o espírito não menos disciplinado de senhoras que o têm disciplinado como os homens que melhor disciplina têm."

Deputado Mário de Figueiredo, sobre uma intervenção da Deputada Maria Guardiola na Assembleia Nacional, Diário das Sessões, 8 de abril de 1935.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.