Untitled Document
Inaugurada a 26 de Junho, a exposição José Relvas, o conspirador contemplativo está patente no Palácio de São Bento até ao final do mês de Novembro.
Trata-se de uma exposição de obras de arte e documentos da colecção da Casa-Museu José Relvas (a “Casa dos Patudos”, projectada por Raul Lino), ilustrativos das diferentes facetas de José Relvas e do seu percurso político até 1914.
A personalidade de José Relvas está fortemente marcada pela sua intervenção decisiva na implantação do regime republicano em Portugal, tendo ele próprio proclamado a República da varanda da Câmara Municipal de Lisboa, na manhã de 5 de Outubro de 1910.
A exposição, comissariada pelo historiador João Serra, explora a personalidade do político, mas também a vida de um homem que foi administrador agrícola, escritor, músico, embaixador e coleccionador de arte.
A mostra está dividida em onze núcleos temáticos que dão conta do percurso e dos interesses de Relvas, reunindo um conjunto notável e pouco conhecido de pinturas, esculturas, porcelanas, tapeçarias, mobiliário, objectos pessoais, fotografias e outros documentos da “Casa dos Patudos” de Alpiarça.
A exposição está aberta ao público, de 2.ª feira a sábado, com visitas guiadas às 10h00, 11h00, 14h00 e 15h00.
Veja também o jornal da exposição
________________
Contactos:
________________
e-mail: JoseRelvas@ar.parlamento.pt
Telelefones: |
21 391 95 02 |
|
961 03 60 63 |