Untitled Document
Após a inauguração da nova Sala das Sessões, o programa cultural da Assembleia da República retomou, em Abril, o ânimo, a diversidade e a frequência a que os cidadãos já se haviam habituado.
Sob o mote “Parlamento de Porta Aberta”, o Palácio de S. Bento associou-se à comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de Abril, e à celebração do Dia da Liberdade, a 25.
O IGESPAR foi o coordenador, a nível nacional, do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2009, que teve como tema estruturante “Património e Ciência”. Baseado neste tema, o programa da Assembleia da República incluiu um conjunto de actividades ludico-pedagógicas, destinado a várias faixas etárias, como “Mil Fósseis a meus Pés!” (reconhecimento dos fósseis existentes no lajeado do Palácio de S. Bento, identificação, desenho e fotografia), “Terra em Movimento!” (projecto de construção de um modelo analógico que simula o comportamento das rochas em diferentes ambientes geológicos) e “Aos Tremeliques!” (observação de uma carta de riscos sísmicos e simulação de um sismo). Entre as 10h e as 18h, e para além destas actividades, foram ainda proporcionadas visitas livres e guiadas ao Palácio de S. Bento e visitas guiadas à exposição “Arquitecto Ventura Terra (1866-1919)”. No âmbito desta iniciativa, foram acolhidos aproximadamente 1 300 cidadãos.
No sábado seguinte, depois da Sessão Solene Comemorativa do XXXV Aniversário do 25 de Abril de 1974, e pela primeira vez no Dia da Liberdade, o Palácio de S. Bento também abriu as suas portas para acolher o público interessado em conhecer ou revisitar os seus espaços. Uma vez mais, foram feitas visitas livres e guiadas ao Palácio e visitas guiadas à exposição ali patente. Apenas numa tarde, das 14h30 às 20h, mais de 2 100 pessoas usufruíram da história e do património arquitectónico e cultural do Parlamento português, fazendo deste evento o mais participado de sempre. Uma experiência bem sucedida, certamente a repetir.
À semelhança do sucedido em 2007 e 2008, também a noite de 24 de Abril foi palco de mais iniciativa cultural: a Serenata do Fado de Coimbra. No Claustro do Palácio de S. Bento, pelas 21h30, o Grupo de Fados e Guitarradas “Despertar” e o Grupo de Canção e Guitarradas de Coimbra, ambos pertencentes à Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, abrilhantaram a noite e foram profusamente aplaudidos pelas cerca de 200 pessoas que assistiram à sua actuação.