O Instituto Cervantes, a Casa da América Latina e o Centro de História de Além Mar da Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com a Assembleia da República, realizaram um colóquio internacional comemorativo dos 200 anos da Constituição de Cádis.
Este colóquio reuniu especialistas – entre historiadores, juristas e políticos – do espaço ibero-americano para uma reflexão sobre a importância daquela constituição no passado, presente e futuro destes países.
Do programa constavam três painéis, os dois primeiros de âmbito académico realizaram-se no Auditório do Instituto Cervantes. O terceiro com a designação “Soberania e Constituição na Atualidade” teve lugar na Sala do Senado da Assembleia da República, entre as 18h e as 20h, e contou com as intervenções dos Secretários de Estado da Cultura de Portugal, Francisco José Viegas, e de Espanha, José María Lassalle Ruiz, do historiador José Pacheco Pereira, do constitucionalista Jorge Miranda, do Deputado Sérgio Sousa Pinto (PS) e dos Deputados espanhóis Pedro Ramón Gomez de la Serna (PP) e Juan Moscoso (PSOE).
|