out_16
Escultura em mármore, Anatole Calmels (1822-1906), 1862, 74x66x39 cm, n.º inv. MAR 2651.
PEÇA DO MÊS | BUSTO DE PASSOS MANUEL

Busto masculino de vulto pleno, à francesa, concebido em mármore de Carrara, rematado por soco apoiado em base, retratando Manuel da Silva Passos (1801-1862) – destacada figura do liberalismo português, com papel de charneira na Revolução de Setembro de 1836 e fundador da Biblioteca das Cortes em outubro do mesmo ano.

Passos Manuel, como ficou conhecido, surge em meia-idade, com pose altiva e expressão solene, envergando trajo próprio da sua época, condição e género.


O cabelo, apartado à esquerda e penteado para trás, realça a curvatura da fronte e a tensão do prócero que, juntamente com o olhar semicerrado e os lábios apertados, contribui para a imagem intelectualizada deste parlamentar oitocentista, fortemente marcado pelo espírito académico e pelos ideais maçónicos.

Um complexo jogo de luzes e sombras, e um hábil diálogo de ritmos, conferidos pelas texturas, pelas camadas de tecidos e pelas assimetrias das sobreposições, detém o olhar nas voltas do plastron, na lisura engomada da camisa, na circularidade dos botões do colete, nas abas desencontradas do casaco e no peso do sobretudo.

Dominado por linhas curvas e sinuosas, e amaciado pelo polimento da pedra, o volume do busto equilibra-se no corte retilíneo do soco quadrado.

A obra encontra-se em exposição na sala de leitura da Biblioteca parlamentar, evocando a memória do seu fundador há 180 anos.

Ver também:
Antes e Depois | Biblioteca
Exposição "Biblioteca das Cortes – 180 anos"

Legenda da medalha: Anverso de medalha comemorativa dos 150 anos da criação da Biblioteca parlamentar (1836-1986), com busto de Passos Manuel perfilado para a esquerda. (Reverso com panorâmica da sala de leitura da atual Biblioteca da Assembleia da República). Joaquim Correia, 1986, n.º inv. MAR 462.

Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.