jul_16
HISTÓRIA DO ARQUIVO PARLAMENTAR

Ao longo da história do Parlamento, o Arquivo e os arquivistas foram sempre valorizados nas suas funções de apoio à atividade parlamentar e de preservação e disponibilização dos documentos.
Sala de leitura do Arquivo Histórico Parlamentar, dias úteis, 9h00-18h00 (até ao final dos trabalhos parlamentares).
Depósitos do Arquivo Histórico Parlamentar.
Após a Revolução Liberal de 1820 e a realização de eleições, reúnem-se as primeiras Cortes Gerais e Constituintes, dando-se início à atividade parlamentar. A esta data, encontravam-se as Cortes a funcionar no Convento das Necessidades. Em 1822, é aprovada a Constituição.

Em 1826, com a outorga da Carta Constitucional e consequente instituição do regime bicameral, a Câmara dos Deputados foi instalada no Terreiro do Paço e a Câmara dos Pares no Paço do Rossio.

Em 1834, as duas Câmaras são instaladas no Palácio de São Bento. Os arquivos são mantidos como unidades orgânicas durante todo o século XIX, sofrendo as vicissitudes da constante falta de espaço e, no caso da Câmara dos Deputados, o incêndio de 1895 fez com que o seu arquivo deambulasse por diferentes salas do edifício.

A viragem do século e a implantação da República trazem uma novidade: a constituição de um único arquivo para as duas Câmaras – Câmara dos Deputados e Senado –, que se mantém durante o Estado Novo, se bem que, neste período, integrado nos Serviços da Biblioteca, Arquivo e Museu Histórico-Bibliográfico.

A atual designação de Arquivo Histórico Parlamentar foi atribuída pela Lei n.º 32/77, de 25 de maio de 1977.

A documentação da instituição parlamentar passou por vários locais do Palácio de São Bento. Até 1991, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo e, posteriormente, outros serviços ocuparam os espaços que hoje, e desde 2000, constituem as instalações do Arquivo Histórico Parlamentar.

Veja o vídeo “História do Arquivo Parlamentar”.

Imagem do separador:
Pormenor da capa do original da Constituição de 1838.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.