jul_16
Cartaz da campanha eleitoral de António Ramalho Eanes.
Discurso da posse do Presidente da República. "Flama", 23 de julho de 1976.
Multidão junto ao Palácio de São Bento. "Vida Mundial", 15 de julho de 1976.
POSSE DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA (JULHO 1976)

Após a entrada em vigor da Constituição e da realização de eleições legislativas (25 de abril de 1976), têm lugar as primeiras presidenciais do novo ciclo constitucional, no dia 27 de junho do mesmo ano.

Apresentam-se quatro candidatos: Octávio Pato, Otelo Saraiva de Carvalho, Pinheiro de Azevedo e Ramalho Eanes, que venceria com 61,59% dos votos.

A tomada de posse do primeiro Presidente da República eleito por sufrágio direto e universal no período democrático, António Ramalho Eanes, realiza-se na Assembleia da República no dia 14 de julho de 1976.


Conforme descrito na Vida Mundial, foi "uma jornada calma, mas não morna, temperada com frequência de entusiasmo e emoção (…)", que juntou muita "gente disposta a suportar o calor tórrido de uma tarde de Verão particularmente quente."

O cortejo presidencial parte de Belém para São Bento, seguindo pela Avenida da Índia, pela Avenida 24 de Julho e pela Avenida D. Carlos, onde se concentrava uma multidão para aplaudir o Presidente eleito.

Na Sala das Sessões da Assembleia da República, Ramalho Eanes presta juramento sobre a Constituição e assina o auto de posse. Seguem-se as intervenções do Presidente do Parlamento, Vasco da Gama Fernandes, e do novo Presidente da República.

António Ramalho Eanes recebe os cumprimentos dos Deputados no Salão Nobre e, antes de abandonar a Assembleia da República, dirige-se à varanda principal do Palácio de São Bento para acenar às pessoas que permanecem no largo fronteiro.

No exterior, à saída do Chefe do Estado, a "multidão, apinhada, gritava ‘O povo escolheu, Eanes venceu’".

António Ramalho Eanes seria reeleito em 1980, tendo desempenhado o cargo até 9 de março de 1986.

Veja as reportagens da Flama e da Vida Mundial (Hemeroteca Municipal de Lisboa) e imagens da campanha eleitoral de Ramalho Eanes (fotografias de Miranda Castela, Arquivo Histórico Parlamentar).
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.