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José Simões de Almeida, sobrinho (1880-1950), 1921, 282x151x124 cm, estafe, n.º inv. MAR 2100. Fotografia de Eduardo Gageiro.
PEÇA DO MÊS | ESTÁTUA
"CONSTITUIÇÃO"
Estátua de vulto pleno representando a Constituição, personificada no feminino e em idade jovem, de corpo inteiro e de pé. Enverga toga e manto clássicos, tem o cabelo apartado ao meio, apanhado atrás, em coque, e olha em frente, com expressão confiante. Na mão esquerda exibe um papel parcialmente desenrolado (a Constituição) e apoia a mão direita numa pilastra atrás de si (elemento arquitetónico que poderá simbolizar a solidez basilar e estruturante desta Lei Fundamental, que regula os direitos e deveres dos cidadãos). A direção do olhar (ilustrativa de uma visão de futuro), bem como o sentido da gestualidade (recuada à direita e avançada à esquerda) e ainda o movimento das vestes, dinamizam a pose em contraposto e induzem a perceção de que a figura dá um passo em frente (como se progredisse na História do país).
Esta figura – que alude genericamente ao constitucionalismo e especificamente a um sistema político e institucional inaugurado em Portugal no ano de 1822 – inicia um conjunto escultórico feminino que pontua o primeiro nível de tribunas do Hemiciclo e que evoca, da esquerda para a direita, a
Constituição
(por José Simões de Almeida, sobrinho), a
Lei
(por Francisco dos Santos), a
Jurisprudência
(por António Augusto da Costa Mota, tio), a
Eloquência
(por Júlio Alves de Sousa Vaz Júnior), a
Justiça
(por António Augusto da Costa Mota, sobrinho) e a
Diplomacia
(por Maximiano Alves).
Embora o projeto arquitetónico de Miguel Ventura Terra para a Sala das Sessões dos Deputados já previsse a integração de figuras alegóricas, preferencialmente em mármore, em 1903 a sala iniciou funções sem estas esculturas, cuja temática e materiais só foram decididos em 1920 e a sua distribuição indicada pelo arquiteto Adolfo Marques da Silva, que tirocinou com o autor do espaço e lhe sucedeu nas adaptações.
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