julho_15
Verso da escultura.
PEÇA DO MÊS | LAKSHMI


Escultura de vulto pleno, em madeira clara (sândalo) com velatura ocre, representando Lakshmi (divindade feminina hindu), assente em base oval de madeira escura (pau santo).

No universo da mitologia hindu, Lakshmi, filha do sábio Bhrigu, é a deusa da fortuna, fonte de fartura, boa sorte, beleza e saúde. Segundo a lenda, Lakshmi refugiou-se no Oceano de Leite quando os deuses foram para o exílio e renasceu com a agitação do mar, o que permitiu o regresso dos deuses. Assim que os deuses viram Lakshmi, todos se apaixonaram pela sua beleza. Shiva reivindicou Lakshmi como sua esposa, mas como ele já estava casado com a Lua, Lakshmi casou com Vishnu, o seu preferido. Sucessivamente, Lakshmi renasceu como sua consorte a cada encarnação de Vishnu. Por exemplo, Lakshmi era Sita para Rama, Radha e, mais tarde, Rukmini para Krishna.

Lakshmi manifesta a sua devoção a Vishnu massajando os seus pés quando ele caminha sobre a serpente Sesha. Lakshmi é a deusa da luz, beleza, boa sorte e riqueza. Sendo a consorte de Vishnu, a guardiã dos princípios, Lakshmi também significa amor e graça. De acordo com a lenda, Lakshmi não protege quem a procura apenas com o objetivo de riqueza e sucesso.


Iconograficamente, Lakshmi é representada com quatro braços que simbolizam quatro princípios no Hinduísmo: Dharma (perseguição de vida moral ética), Artha (busca de riqueza, de meios de vida), Kama (busca do amor, da realização emocional) e Moksha (busca do autoconhecimento, da libertação). Lakshmi pode ser representada em duas posições – sentada ou de pé, sempre no centro de uma flor de lótus, segurando as mesmas flores em duas das mãos e de uma outra jorram moedas de ouro.

Esta peça foi oferecida ao Presidente da Assembleia da República, Almeida Santos, pelo Presidente do Parlamento de Goa, por ocasião da visita que efetuou a Lisboa, em 28 de setembro de 2000.
Mais informações em: www.parlamento.pt                                                                 ISSN 2183-5349                                  Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.