fevereiro_15
Weimarer Porzellanmanufaktur, c. 1988, porcelana branca decorada a azul-cobalto sob o vidrado e ouro sobre o vidrado, Inv. n.º MAR 469/483.
Serviço de café Katharina

Serviço de café composto por cafeteira, leiteira, açucareiro, seis chávenas e seis pires em porcelana de pasta dura moldada e contramoldada, relevada.

O corpo das peças tridimensionais é piriforme e ligeiramente oitavado, sendo revestido, tal como a aba dos pires, por azul grande fogo. A decoração vegetalista a ouro foi aplicada à mão sobre o vidrado, com enrolamentos e reservas irregulares com quadrículas, formando cercadura. As asas são douradas no exterior e em curva dividida em três secções. A cafeteira tem bico em forma de colo de cisne. Marca de fabrico a azul-cobalto sob o vidrado no interior do frete de cada peça, com o escudo dos Duques de Saxe-Weimar.


Forma e decoração inspiram-se na produção rococó de Meissen da primeira metade do século XVIII, reinterpretada pelo movimento neorrococó do século seguinte, onde foi fabricada porcelana de pasta dura pela primeira vez na Europa, em 1710, com uma pasta de caulino, quartzo e feldspato. Reproduzindo inicialmente exemplares da então muito apreciada porcelana chinesa, rapidamente se adaptou aos sucessivos estilos dominantes na arte europeia ao longo da sua centenária produção. A excelência de execução e decoração das suas peças manteve-a como uma das melhores e mais imitadas fábricas até à atualidade.

O modelo deste serviço, Katharina, foi criado pela Weimarer Porzellanmanufaktur (fundada em 1790) em homenagem a Catarina II da Rússia, já no século XX, e continua ainda em produção com diferentes decorações de esmaltes policromos sobre o vidrado, a ouro sobre o vidrado ou a esmaltes sob o vidrado: verde, vermelho ou azul grande fogo, como este serviço de café com o padrão Juwel Kobalt.

Oferecido ao Presidente da Assembleia da República, Vítor Crespo, pelo Parlamento da República Democrática Alemã em abril de 1988, está exposto na vitrina de ofertas ao Presidente.
Mais informações em: www.parlamento.pt                                                                 ISSN 2183-5349                                  Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.