DIAS DA MEMÓRIA: POSTAIS DA GRANDE GUERRA
Os Dias da Memória, realizados na Assembleia da República, nos dias 17, 18 e 19 de outubro, permitiram recolher e registar, entre outros materiais, várias coleções de postais do período da Grande Guerra (1914-1918).
Os postais, enviados por militares portugueses mobilizados para o conflito, têm ilustrações e fotografias diversas: paisagens naturais e urbanas, animais, obras de arte, desenhos humorísticos, mensagens de amor, retratos de militares, enfermeiras e personalidades célebres, figurinos de moda, exercícios de guerra.
Sobressaem duas notas sobre os postais: a quantidade expedida, em muitos casos dois por dia, e a ideia de completar coleções temáticas. Num dos postais pode ler-se: “Gostas desta coleção?” Outro militar pede expressamente ao destinatário que colecione os postais enviados.
As missivas são, por vezes, breves, apenas com a indicação do local e da data ou com frases curtas, como “Em campanha”, “Eles hoje estão brutos!”, outras têm textos mais longos. Os temas são diversos: descrições de situações e viagens, condições climatéricas, estado de saúde, saudações a familiares.
Parte deste espólio está reproduzido na exposição “Portugal e a Grande Guerra”, patente no Átrio Principal do Palácio de São Bento.
Pode ver no documento anexo alguns exemplos de postais.