setembro
_14
Delegação portuguesa à UIP
Comemorações dos 125 anos da UIP na Assembleia da República
Por ocasião do 125.º aniversário da
União Interparlamentar
(UIP), a Assembleia da República organiza um conjunto de atividades para assinalar a efeméride.
No dia 17, além de uma declaração em Plenário pelo Vice-Presidente da AR Guilherme Silva e Presidente da Delegação Portuguesa à UIP, o Parlamento português recebe a visita do Presidente da UIP, Abdelwahad Radi, e inaugura uma exposição, que estará patente até ao dia 29 de setembro.
Criada em 1889 por iniciativa de dois deputados pacifistas,
William Randal Cremer
(Reino Unido) e
Frédéric Passy
(França), a UIP constituiu o primeiro fórum permanente de negociações políticas multilaterais.
Promovendo os conceitos de paz e de arbitragem internacional, a UIP lançou as bases do modelo atual de cooperação multilateral institucionalizada e defendeu a criação de instituições da mesma natureza a nível intergovernamental, ideia que viria dar origem à Organização das Nações Unidas. A UIP foi também decisiva para a instituição do atual Tribunal Permanente de Arbitragem, sediado em Haia.
A Assembleia da República aderiu à União Interparlamentar em 1977, após Portugal ter alcançado o estatuto de país democrático com as eleições legislativas de 25 de abril de 1976.
Em abril de 2014, ao completar 125 anos, e ao incluir 8 países de língua portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste –, pela primeira vez o português foi adotado como língua de trabalho.
< Voltar
Mais informações em:
www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.