abril_14
PORTUGUÊS FOI LÍNGUA DE TRABALHO NA 130.ª ASSEMBLEIA DA UNIÃO INTERPARLAMENTAR
16 a 21 março | Genebra

A 130.ª Assembleia da União Interparlamentar (UIP) ficou marcada pela utilização do português como língua de trabalho, facto que contribui para a afirmação deste idioma como língua universal e que mereceu o apoio dos oito países de língua portuguesa ali representados.
O Parlamento português esteve representado nesta Assembleia por uma delegação liderada pelo Vice-Presidente da Assembleia da República Guilherme Silva. “Os 125 anos da UIP: renovação do compromisso pela paz e democracia” foi o principal tema em debate, por ocasião do aniversário desta Organização.

A delegação portuguesa realizou reuniões com as delegações dos países de língua oficial portuguesa, com os representantes de Portugal nos Organismos e Organizações Internacionais, com funcionários consulares em Genebra e com representantes da comunidade portuguesa sobre a situação nacional e sobre as preocupações desta comunidade em Genebra.

A UIP abrange parlamentares dos cinco continentes e foi criada em 1889 pelo Nobel da Paz Frédéric Passy (França) e por William Randal Cremer (Reino Unido).
Mais informações em: www.parlamento.pt                                                                 ISSN 2183-5349                                  Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.