Se tem dificuldade em visualizar esta newsletter, clique aqui.
Assembleia da República
Newsletter 11@2-XI
08 de outubro de 2010
Mais informações em : http://www.parlamento.pt
    Jornadas Europeias do Património
  
“Património: Um Mapa da História” - 25 e 26 de Setembro

Em 2010, as Jornadas Europeias do Património (JEP) foram subordinadas ao tema “Património: Um Mapa da História”. Este foi o enquadramento que o IGESPAR, coordenador nacional das JEP, escolheu para a realização em Portugal desta iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia.

O programa da Assembleia da República pretendia incentivar os visitantes ao usufruto dos espaços patrimoniais através de actividades que lhes permitissem “viajar” pelo Palácio de S. Bento, percorrer as várias salas e descobrir, em cada recanto, mapas de emoções e História.

Assim, nos dias 25 e 26 de Setembro, para além das visitas livres ao edifício da Assembleia da República, foram proporcionadas ainda visitas guiadas temáticas, denominadas “Vi(r)ver o Parlamento” e “Palácio de S. Bento: um património com história”. As primeiras centraram-se na história do Palácio de S. Bento e na actividade e competências do Parlamento, enquanto as segundas evidenciaram os aspectos arquitectónicos e patrimoniais do edifício.

Houve ainda lugar para a realização de um conjunto de actividades lúdicas e culturais, como foi o caso da oficina de expressão artística “Criar tapetes de histórias”, o jogo intergeracional “Mega-Puzzle” e as actuações musicais pelo Coro da Assembleia da República (dia 25) e pelo grupo Jovens Vozes de Lisboa (dia 26). Merecem especial destaque, neste contexto, a apresentação pública do livro O 5 de Outubro e a Implantação da República, que contou com a presença das autoras, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, e o lançamento oficial do sítio “Espaço Jovem”, uma nova página internet em que se explica o Parlamento aos mais jovens (www.espacojovem.parlamento.pt).

Ao todo, visitaram o Palácio de S. Bento, nos dias 25 e 26 de Setembro, mais de 1500 pessoas.

Estas actividades proporcionaram momentos originais e pedagógicos de envolvimento dos cidadãos com o património, tornando-o vivo para ser explorado, tocado, vivido e interiorizado.

24-09-2010
 
 
    Aconteceu
  
Reuniões Plenárias em Setembro
 
 
30-09-2010 [+Inf.]
 
  
Audições nas Comissões Parlamentares em Setembro
 
 
29-09-2010 [+Inf.]
 
  
Reunião da Comissão Permanente
 
 
09-09-2010 [+Inf.]
 
  
Lançamento do livro "Intervenções Parlamentares de Lino de Carvalho"
 
 
22-09-2010 [+Inf.]
 
  
Debate do Relatório sobre Ciência
 
 
20-09-2010 [+Inf.]
 
  
Lançamento da Emissão Filatélica dos CTT dedicada à Assembleia da República por ocasião do Centenário da República
 
 
15-09-2010 [+Inf.]
 
  
Homenagem ao antigo Presidente da Assembleia da República, Dr. Fernando Amaral (1925-2009)
 
 
14-09-2010 [+Inf.]
 
  
Visita Oficial do Grão-Duque do Luxemburgo
 
 
07-09-2010 [+Inf.]
 
Subscrever Newsletter
Alterar Subscrição
Se preferir não receber mais a nossa Newsletter
Sugerir Newsletter
 
 
Comentários e Sugestões