Se tem dificuldade em visualizar esta newsletter, clique aqui.
Assembleia da República
Newsletter 07@1-XI
08 de maio de 2010
Mais informações em : http://www.parlamento.pt
    Parlamento de porta aberta
  
Parlamento de Porta Aberta: em Abril… visitas mil!

Depois do sucesso das edições anteriores da iniciativa “Parlamento de Porta Aberta”, a Assembleia da República voltou este ano a convidar os cidadãos a participarem na celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e nas comemorações do Dia 25 de Abril.

O primeiro dia de porta aberta teve lugar a 18 de Abril. Este Dia Internacional dos Monumentos e Sítios era especialmente dedicado ao tema “Património Rural/Paisagens Culturais”, tema que a Assembleia da República procurou associar à história do edifício, recuando à época do espaço monástico. Lugar de hortas, adegas e lagar, o Mosteiro de S. Bento ofereceu-nos os argumentos para a realização de oficinas pedagógicas ligadas às artes agrícolas. Assim, realizaram-se neste dia as actividades “Espanta Pardais”, “Jardins de Mão em S. Bento”, “No Claustro de S. Bento: património natural, recurso sustentável” e “Pão Bento: mãos na massa”, oficinas concebidas para várias faixas etárias, mas pensadas, sobretudo, para serem vividas em família. A estas actividades associaram-se as já habituais visitas livres e guiadas ao edifício. Foi ainda possível visitar a exposição “José Estêvão: Revolução e Liberdade (1809-1862)” e uma feira do livro patente no local. A encerrar o dia, teve lugar o concerto da Orquestra Juvenil da Fundação Musical dos Amigos das Crianças (FMAC).

No domingo seguinte, após a Sessão Solene Comemorativa do XXXVI Aniversário do 25 de Abril, o Palácio de S. Bento voltou a abrir as suas portas para mais momentos de partilha e conhecimento. Entre as 14.30 e as 18 horas, proporcionaram-se visitas livres e guiadas e realizou-se a oficina pedagógica “Cartazes da Liberdade”, em que as crianças e as suas famílias eram convidadas a criar os seus próprios cartazes de Abril, fazendo matrizes em madeira e borracha que depois “carimbavam” sobre folhas de papel.

Ainda em Abril, no dia 22, teve lugar a Serenata de Fados de Coimbra, uma tradição instituída há já quatro anos na Assembleia da República, sempre coroada de enorme sucesso. Este ano, actuaram no Claustro do Palácio de S. Bento os grupos “Rapsódia” e “Sangue Novo”, ambos da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra.

No total, entre visitas, oficinas pedagógicas e actuações musicais, o Palácio de S. Bento acolheu, nestes dias, mais de 1 700 cidadãos.

18-05-2010
 
    Parlamento dos Jovens
  
Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, cujo programa anual se desenvolve desde 1995, tendo por objectivo incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política, envolvendo as Escolas que se inscrevem até final de Setembro para participar em várias fases, concluindo-se os trabalhos nas Sessões Nacionais, que têm lugar no Palácio de S. Bento.

Nesta edição, a sessão destinada aos alunos do ensino secundário realizou-se em 26 e 27 de Abril e, nos próximos dias 24 e 25 de Maio, vai ter lugar a sessão dos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Participaram no programa Parlamento dos Jovens, ao longo do ano lectivo 2009/2010, 322 Escolas do ensino secundário, representando todos os distritos, Regiões Autónomas e o círculo da “fora da Europa”.

Desenvolvimento do programa: Após uma fase de debate nas Escolas sobre o tema “A República” e de um processo eleitoral interno que mobilizou cerca de 8376 alunos - número dos que integraram listas eleitorais, votadas nas Escolas por 55319 alunos - foram eleitos 1158 deputados às Sessões Distritais e Regionais em todos os distritos e nas Regiões Autónomas – que decorreram em Março. Nestas Sessões foram eleitas 65 escolas para participar na Sessão Nacional, cada uma com 2 deputados e ainda a Escola Portuguesa de Macau, em representação do círculo “fora da Europa".

A Sessão Nacional, que teve lugar nos dias 26 e 27 de Abril, representa o culminar deste trabalho, realizando-se em 2 dias: o primeiro destinado a reuniões em 4 Comissões, para debate na generalidade e na especialidade dos projectos de Recomendação aprovados nos círculos eleitorais, encerrando os trabalhos desse dia com o programa cultural, na Sala do Senado, onde a actuação do grupo musical “Monte Lunai” proporcionou aos jovens momentos de grande descontracção e divertimento.

O segundo dia dedicado à Sessão Plenária com a participação de 130 jovens, contou com as presenças do Presidente da Comissão de Educação e Ciência, que abriu solenemente a Sessão, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

Nesta Sessão, após um período de perguntas aos Deputados de todos os Grupos Parlamentares, os jovens debateram e aprovaram a Recomendação à Assembleia da República sobre o tema
"A República".

Neste segundo dia de trabalhos do Parlamento dos Jovens, teve ainda lugar, enquanto decorria a sessão, uma conferência de imprensa, durante a qual o Presidente da Comissão de Educação e Ciência respondeu a perguntas dos jornalistas das escolas, cuja missão é a de preparar as reportagens para os jornais das respectivas escolas.

A finalizar os trabalhos, o Presidente da Comissão de Educação e Ciência procedeu à entrega de diplomas a todos os participantes, tendo dada por encerrada a Sessão às 16h30.

Seguidamente os jovens cantaram o Hino Nacional.

Aceda à Reportagem Fotográfica.
26-04-2010
 
 
    Aconteceu
  
Reuniões Plenárias em Abril
 
 
30-04-2010 [+Inf.]
 
  
Audições nas Comissões Parlamentares
 
 
28-04-2010 [+Inf.]
 
  
Presidente da República de Moçambique na Assembleia da República
 
 
29-04-2010 [+Inf.]
 
  
2.ª Parte da Sessão Plenária de 2010 da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa - 26 a 30 de Abril
 
 
26-04-2010 [+Inf.]
 
  
Conferência "Provedor de Justiça - O Garante dos Direitos Fundamentais"
 
 
26-04-2010 [+Inf.]
 
  
Visita Oficial do Presidente da Assembleia da República e Delegação Parlamentar a França
 
 
26-04-2010 [+Inf.]
 
  
Sessão Solene do 25 de Abril
 
 
25-04-2010 [+Inf.]
 
  
Conferência: Perspectivas e realidades da aplicação da Lei da Administração e Gestão Local da Educação. Internacionalização dos TEIP – o caso de França.
 
 
20-04-2010 [+Inf.]
 
  
Visita Oficial do Presidente da Assembleia da República e Delegação Parlamentar a Espanha
 
 
19-04-2010 [+Inf.]
 
  
Colóquio Diplomático “Chile: a mudança política e a reconstrução depois do terramoto”
 
 
14-04-2010 [+Inf.]
 
  
Visita Oficial da Presidente da Assembleia Nacional da Bulgária, Tsetska Tsacheva
 
 
11-04-2010 [+Inf.]
 
Subscrever Newsletter
Alterar Subscrição
Se preferir não receber mais a nossa Newsletter
Sugerir Newsletter
 
 
Comentários e Sugestões