nov_16
Kaibauk, Zeferino Alves Moreira, 23 cm x 14 cm, prata, n.º inv. MAR 4509.
Kaibauk. In http://coraltriangle.blogs.panda.org/coral-triangle/people-of-timor-leste.
PEÇA DO MÊS | KAIBAUK e BELAK (TIMOR-LESTE)


As tradições ancestrais do povo de Timor-Leste mantêm-se como símbolos identitários da cultura e das tradições locais, e foram um fator de unidade contra a ocupação indonésia.

De entre os símbolos tradicionais destacam-se o Kaibauk e o Belak, a Lua e o Sol, respetivamente – a Lua marca o tempo, o Sol fonte de luz ou de fogo, formam a união perfeita para garantir a fertilidade da terra. Estes adornos de joalharia e ourivesaria eram característicos e distintivos da aristocracia timorense. O Kaibauk é um diadema compósito tradicional, em forma de crescente em horizontal, podendo ter diversos outros enfeites. Era especialmente usado pelos homens com estatuto social na sociedade. O maior Kaibauk, colocado ao nível da testa, era usado exclusivamente pelo liurai, chefe ou rei tradicional timorense. O Belak, composto por disco ou discos de metal, era suspenso ao pescoço e complementava o traje masculino.


No século XVII, Frei Agostinho de S. Pascal descrevia: "Além disso, os chefes […] atam ao pescoço uma lâmina redonda de ouro, a maior que puderem trazer; atam o cabelo no cimo da cabeça e aí colocam um pente de bambu, geralmente com umas plumas de galo e outro adorno de flores de seda de variadas cores, que vem a ser a modo de penacho, e depois encastelam na testa uma meia lua de ouro, de pontas para cima e nos tornozelos trazem uma manilha, feita de palmeira, de quatro dedos de largura e por debaixo dos joelhos, umas barbas de bode, que caem sobre as pernas; este é o modo de trajar dos homens." (MENEZES, Francisco Xavier de – Encontro de Culturas em Timor-Leste. Crocodilo Azul, Díli, 2006, p. 32).

Kaibauk (MAR 4509) e Belak (MAR 4510) foram oferecidos ao Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, pelo Presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste, em 11 de fevereiro de 2008, por ocasião da sua visita a Portugal.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.