julho_15
Maura Lynch
André Azoulay
CERIMÓNIA DE ENTREGA DO PRÉMIO NORTE-SUL 2014
1 julho | 11h00 | Sala do Senado

O Prémio Norte-Sul 2014, atribuído anualmente pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, é entregue a Maura Lynch, em reconhecimento do seu empenho e determinação na promoção dos direitos humanos, em particular no restabelecimento da dignidade dos mais desfavorecidos, e a André Azouly, pela sua contribuição para o processo de paz no Médio Oriente, promovendo a reconciliação entre judeus e muçulmanos, assim como pelo seu papel ao serviço do diálogo intercultural entre as duas margens do Mediterrâneo.


Esta cerimónia é presidida pela Presidente da Assembleia da República e conta com a presença do Presidente da República, do Presidente da Delegação da Assembleia da República à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, do Secretário-Geral do Conselho da Europa, do Presidente do Conselho Executivo do Centro Norte-Sul e dos laureados.

O Prémio Norte-Sul distingue todos os anos duas personalidades que, pela sua ação e exemplo, contribuem para a defesa e promoção dos direitos humanos e do pluralismo democrático, bem como para o fortalecimento da solidariedade destas regiões do mundo.

Maura Lynch é uma médica-cirurgiã e obstetra que tem dedicado a sua vida a promover e a proteger os direitos fundamentais dos mais desfavorecidos. Ao serviço das Missionárias Médicas de Maria, Maura Lynch passou 20 anos em Angola e mais de duas décadas no Uganda, onde ajudou a fundar uma clínica especializada na realização de cirurgias vitais para tratar a fístula obstétrica, no hospital de Kitovu no sudoeste do país. Apesar da sua extensa carreira, continua a lutar pelo direito das mulheres do Uganda ao acesso aos cuidados primários de saúde, pela sua dignidade e, em muitos casos, pela sua própria sobrevivência.

André Azoulay é conselheiro sénior do Rei de Marrocos, desde 1991. Paralelamente à sua carreira em Economia, André Azoulay dedicou-se à promoção do diálogo entre culturas, populações, mulheres e homens da bacia do Mediterrâneo. Foi presidente da Fundação Euro-Mediterrânea Anna Lindh para o Diálogo entre Culturas, entre 2008 e 2014. Além disso, é, desde 2005, membro do “Grupo de Alto Nível” da “Aliança das Civilizações” das Nações Unidas. Preside ainda o Comité Executivo da Fundação Três Culturas e Três Religiões, sediada em Sevilha, Espanha, e é um dos fundadores do Grupo Aladin, que atua para a promoção da compreensão mútua e das relações interculturais entre a comunidade islâmica e o resto do mundo.
Mais informações em: www.parlamento.pt                                                                 ISSN 2183-5349                                  Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.