março_15
COMEMORAÇÃO DOS CEM ANOS DO PARLAMENTO DO TOJAL

3 e 4 março | Palácio da Mitra, Loures

A Assembleia da República, juntamente com a Câmara Municipal de Loures, assinala os cem anos do Parlamento do Tojal, a 3 e 4 de março, no Palácio da Mitra, em Santo Antão do Tojal, com a realização do Café História e da Conferência de Líderes.

Há um século, os deputados, impedidos de entrar no edifício do Parlamento, sito no Palácio de S. Bento, por forças controladas pelo então chefe do Governo, Pimenta de Castro, reuniram-se no Palácio da Mitra, em Santo Antão do Tojal. Afetos na sua maioria ao Partido Democrático de Afonso Costa, os parlamentares aprovaram uma moção em defesa da Constituição e da República.

A 4 de março de 1915, reuniu-se o Congresso neste Palácio, em Loures, “por não ter sido consentida pelo Governo a reunião do Parlamento na sua própria casa”, relata a revista Ilustração Portuguesa, que enfatiza que ali “os parlamentares levantaram o enérgico protesto que tanto retumbou no país”.

Café História assinala os cem anos do Parlamento do Tojal
3 março | 15h00

O Parlamento do Tojal é o tema do próximo Café História, que decorre no dia 3 de março, a partir das 15h00, no Palácio da Mitra, em Loures. Sob coordenação do historiador Luís Farinha, o debate revive este episódio único da história parlamentar.

Este acontecimento é evocado por investigadores, responsáveis autárquicos, professores e alunos de escolas do ensino secundário de Loures. Nesta edição do Café História, a Assembleia da República é representada pelo Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, Deputado Abel Baptista.

Conferência de Líderes reúne pela primeira vez fora do Palácio de S. Bento
4 março | 11h00 | Palácio da Mitra, Loures

Pela primeira vez, a Conferência de Líderes realiza-se fora do Palácio de S. Bento. No dia 4 de março, às 11h00, esta reunião tem lugar no Palácio da Mitra, em Loures, no mesmo local onde há um século se reuniram os deputados, impedidos de aceder ao edifício do Congresso por forças controladas pelo chefe do Governo, Pimenta de Castro.

Este episódio único da história parlamentar é evocado na abertura da próxima Conferência de Líderes, pela Presidente da Assembleia da República e pelo Presidente da Câmara Municipal de Loures, que antes visitam a Casa do Gaiato de Santo Antão do Tojal. 
Mais informações em: www.parlamento.pt                                                                 ISSN 2183-5349                                  Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.