maio_14
Comemorações dos 40 anos do 25 de Abril

Os 40 anos da Revolução do 25 de Abril foram comemorados no Parlamento durante o todo o mês de abril com um programa diversificado de iniciativas.

Correspondendo a um convite da Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, foi criado um Grupo de Trabalho composto por Deputados de todos os Grupos Parlamentares, que definiu, por consenso, as linhas gerais deste programa.
Sessão "Poemas de Abril"
Concerto "Zeca Afonso em tons de Abril"
Palácio de São Bento aberto ao público

Os princípios definidos foram os de eleger o Palácio de São Bento como o centro destas comemorações, mas também fazer com que os cidadãos sentissem o Parlamento como seu, podendo assistir, especialmente durante a segunda quinzena de abril, aos diversos eventos culturais.

O programa iniciou-se com o ciclo de cinema sobre o 25 de Abril, seguindo-se a inauguração da exposição “O Nascimento de uma Democracia 1974-1976”. Tiveram ainda lugar uma sessão de declamação de poesia, atuações musicais, uma peça de teatro, bem como a abertura do Palácio de São Bento para visitas livres durante todo um fim de semana.

A resposta do público foi muito positiva, tendo a Assembleia da República recebido mais de 20 000 cidadãos no âmbito destas comemorações, o que significa que visitaram o Palácio de S. Bento este mês mais pessoas do que durante todo o ano de 2013.

O concerto de Rodrigo Leão, na escadaria principal do Palácio, foi um sucesso musical e de assistência, assim como o de homenagem a Zeca Afonso, a peça de teatro “Abril esperanças mil” ou a sessão de poesia dedicada a Abril, em que foram interpretados poemas por atuais e antigos deputados e outras personalidades.

As visitas do público tiveram um formato inédito, com a novidade da participação dos serviços do Plenário, das Comissões, da Redação e das Relações Internacionais e Protocolo que, em diferentes salas, explicaram as principais funções parlamentares.

A Presidente da Assembleia da República abriu as portas do Palácio na tarde do dia 25, fazendo uma visita guiada aos principais espaços aos primeiros visitantes. O Parlamento, como nunca, foi de todos, reforçando a imagem de centro da democracia.

“O Nascimento de uma Democracia 1974-1976”, exposição que está patente até 30 de junho, reflete o período que, após a Revolução do 25 de Abril, Portugal viveu e que conduziu à instauração de um regime democrático e à criação da própria Assembleia da República.

A todos os que participaram nos eventos programados, o Parlamento agradece a presença, convidando-os a continuar a visitar o Palácio de São Bento, mantendo assim abertas as portas que Abril abriu, porque "somos todos Parlamento".
Mais informações em: www.parlamento.pt                                                                 ISSN 2183-5349                                  Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.