Sessão "Poemas de Abril"
Concerto "Zeca Afonso em tons de Abril"
Palácio de São Bento aberto ao público
Os princípios definidos foram os de eleger o Palácio de São Bento como o centro destas comemorações, mas também fazer com que os cidadãos sentissem o Parlamento como seu, podendo assistir, especialmente durante a segunda quinzena de abril, aos diversos eventos culturais.
O programa iniciou-se com o ciclo de cinema sobre o 25 de Abril, seguindo-se a inauguração da exposição “O Nascimento de uma Democracia 1974-1976”. Tiveram ainda lugar uma sessão de declamação de poesia, atuações musicais, uma peça de teatro, bem como a abertura do Palácio de São Bento para visitas livres durante todo um fim de semana.
A resposta do público foi muito positiva, tendo a Assembleia da República recebido mais de 20 000 cidadãos no âmbito destas comemorações, o que significa que visitaram o Palácio de S. Bento este mês mais pessoas do que durante todo o ano de 2013.
O concerto de Rodrigo Leão, na escadaria principal do Palácio, foi um sucesso musical e de assistência, assim como o de homenagem a Zeca Afonso, a peça de teatro “Abril esperanças mil” ou a sessão de poesia dedicada a Abril, em que foram interpretados poemas por atuais e antigos deputados e outras personalidades.
As visitas do público tiveram um formato inédito, com a novidade da participação dos serviços do Plenário, das Comissões, da Redação e das Relações Internacionais e Protocolo que, em diferentes salas, explicaram as principais funções parlamentares.
A Presidente da Assembleia da República abriu as portas do Palácio na tarde do dia 25, fazendo uma visita guiada aos principais espaços aos primeiros visitantes. O Parlamento, como nunca, foi de todos, reforçando a imagem de centro da democracia.
“O Nascimento de uma Democracia 1974-1976”, exposição que está patente até 30 de junho, reflete o período que, após a Revolução do 25 de Abril, Portugal viveu e que conduziu à instauração de um regime democrático e à criação da própria Assembleia da República.
A todos os que participaram nos eventos programados, o Parlamento agradece a presença, convidando-os a continuar a visitar o Palácio de São Bento, mantendo assim abertas as portas que Abril abriu, porque "somos todos Parlamento".