PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Tenente Coronel Adão Carrapatoso, Vila Nova de Foz Côa


Exposição de motivos
Há 50 anos atrás os portugueses ambicionavam a democracia e tinham um sonho: o Sonho da Liberdade. Liberdade de expressão, de uma escola para todos, da saúde pública, do acesso generalizado à cultura, ansiando por muitas outras transformações, tanto a nível social como político. Hoje, com o revisionismo histórico, temos uma ideia, em certa medida adulterada, do que foi realmente o 25 de abril de 1974. A falta de condições materiais em muitas escolas, o número insuficiente de psicólogos, os baixos salários dos professores aliados à pouca atratividade da carreira docente, dificultam o acesso igualitário ao ensino, agravando as disparidades entre a escola pública e privada. Tememos pelo futuro da educação em Portugal, que parece começar a fazer o percurso inverso aos ideais do 25 de abril, de uma educação de qualidade apenas para uma pequena parte dos portugueses.


Medidas Propostas
  1. Aumentar o financiamento na escola pública: é necessário investir em melhores infraestruturas, mais professores, mais psicólogos e turmas com menos alunos.
  2. Existe uma necessidade das aulas serem mais práticas, pois na linha histórica da educação, vemos que os alunos estão cada vez mais desmotivados nas aulas muito teóricas.
  3. Diminuir a carga horária (de algumas disciplinas) e criar uma disciplina de Ciências Políticas onde se abordem temas de literacia financeira e economia.