PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional de Trancoso


Exposição de motivos
A escola deve adaptar-se à multiculturalidade, apoiar a integração dos migrantes (cada em vez em maior número) e abrir as portas ao conhecimento daqueles que escolheram o nosso país para viver e trabalhar.
O 25 de abril, na sua essência, é sinónimo de liberdade de acesso ao conhecimento, e nas melhores condições possíveis – Conhecimento é liberdade. A educação é um direito universal, e é sinónimo de progresso económico, cultural e social do país.
A escola é um reflexo da sociedade - se esta é plural (e é-o cada vez mais), então aquela tem de ser, também, um verdadeiro espaço de inclusão de todos, sem quaisquer reservas ou discriminações.


Medidas Propostas
  1. Criar em cada escola/agrupamento um gabinete escolar específico e direcionado para identificar, denunciar e gerir todas as situações de discriminação que ocorram dentro do universo escolar.
  2. Reservar, nas Assembleias Municipais de cada Município, um espaço obrigatório para intervenção e participação das escolas/agrupamentos, enquanto agentes que contribuem para o desenvolvimento social, cultural e económico de cada Município.
  3. Diminuir o número de alunos por turma para mais facilmente permitir a total integração dos imigrantes.