PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres


Exposição de motivos
No que diz respeito à primeira medida, esta permitirá uma melhor comunicação entre os alunos e a gestão sobre os problemas com que aqueles se deparam na escola, tornando-os mais responsáveis e participativos. Deste modo, ao envolverem-se (mais) os alunos na definição das políticas internas de cada escola, o processo será mais democrático e participativo.
Quanto à segunda medida, conteúdos e aprendizagens essenciais mais específicos e relacionados com as áreas de estudo, ajudarão os alunos a desenvolverem determinadas aptidões inerentes ao seu percurso escolar, tornando a aprendizagem mais consistente.
Relativamente à terceira medida, consideramos que três tempos consecutivos de uma determinada disciplina torna o processo de ensino-aprendizagem maçador e consequentemente dificulta a aquisição plena de conteúdos.


Medidas Propostas
  1. Instituir um novo órgão nas escolas denominado “Assembleia de Delegados”, para permitir que os alunos consigam discutir/analisar de forma mais direta e objetiva os problemas inerentes à vida escolar e eleger, no seio deste novo órgão, um delegado do ensino secundário para pertencer ao Conselho Pedagógico, com direito a voto de forma a defender os interesses dos alunos.
  2. Adaptar o currículo de português e inglês, tornando os seus conteúdos /aprendizagens essenciais mais específicas e relacionados com cada curso.
  3. Diminuição da carga horária total no ensino secundário e evitar a existência de mais de dois tempos letivos (de 50 minutos) seguidos na mesma disciplina.