PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, Tavira


Exposição de motivos
As sociedades democráticas devem ter a preocupação de transformar a escola num veículo de igualdade social e de mobilidade social. A pobreza da família não deve condenar a criança e o jovem a ser excluído de um mundo de oportunidades. A deficiência da criança também não deverá marginalizá-la pelo que deverão ser criadas atividades que a possam envolver e integrar contribuindo para estabelecer laços de amizade e união entre todos.
A preparação para a cidadania ativa deve ser uma preocupação das escolas, motivando os alunos a serem mais participativos e proporcionando um clube ("A Vida em Sociedade") que permita desenvolver atividades para uma melhor integração social, tendo como exemplo o voluntariado ambiental, na área da infância, dos idosos ou dos sem abrigo. Outras atividades ligadas à literacia financeira, literacia em saúde, literacia emocional poderiam contribuir para uma formação mais sólida dos jovens.
Dar Voz aos alunos, medida que consta do Plano de Recuperação das Aprendizagens proposto pelo Ministério da Educação, é uma área a desenvolver nas escolas de forma mais estruturada para que a auscultação da sua opinião possa ser tida em conta nos processos de decisão.


Medidas Propostas
  1. Clube "A Vida em Sociedade"
  2. "Inclusão: mentoria, desporto adaptado e dissuasão do bullying"
  3. "Dar voz aos alunos"- ações consultivas para auscultação da opinião dos alunos