PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, Portimão


Exposição de motivos
1. Criação de momentos educativos dentro e fora das escolas, levando os alunos aos órgãos de poder local, regional e nacional, para que cada um saiba ao certo os poderes e as competências de cada órgão. Para além disso, colocar o foco na importância do direito de voto e qual o papel que este tem atualmente na democracia. Esta medida contribui para a formação de futuros cidadãos participativos e conscientes dos processos democráticos. Para implementar esta medida, gostaríamos de: organizar workshops e palestras informativas acerca das funções e competências de cada órgão de poder local, regional e nacional, bem como os órgãos de poder europeu; realização de visitas de estudo aos órgãos de poder e, se possível participar em simulações ou assistir às reuniões agendadas, tendo acesso à calendarização das mesmas; trazer a política à escola, convidando vereadores, deputados ou membros de partidos políticos, para que estes possam partilhar a sua experiência no posto que ocupam, sem que se foquem na ideologia partidária.
2. Criar turmas de integração para alunos migrantes, a realizar antes do início do período letivo e com o apoio das associações locais que prestam apoio a estas comunidades; fazer um protocolo com a Associação Portuguesa de Surdos, de forma a ensinar ao pessoal docente e não docente Língua Gestual Portuguesa, que pode ser útil não só para alunos surdos mas também para alunos com necessidades educativas especiais que sejam não-verbais; garantir que o refeitório e o bar tenham opções preparadas para alunos de várias confissões religiosas, procurando assegurar também um espaço reservado para que os alunos possam rezar em tempos de aulas; criação de sinalética, a colocar em vários pontos da escola, de modo a indicar os percursos mais adequados.
3. Estimular o pensamento crítico em momentos de debate sobre as diversas temáticas a serem abordadas em sala de aula; adaptar os critérios de avaliação a partir do segundo ciclo de forma a incluir a argumentação e o desenvolvimento espírito crítico enquanto áreas base a serem trabalhadas com os alunos; incentivar o espírito crítico fora do meio escolar informando os alunos quais são os locais e as formas onde podem fazer-se ouvir, de forma a lutarem pelos seus direitos (conselho municipal da juventude, conselho nacional de crianças e jovens, parlamento dos jovens, juventudes partidárias, entre outras).


Medidas Propostas
  1. Fomentar a literacia política.
  2. Transformar a escola num local inclusivo acessível e multicultural onde todos se sintam confortáveis para participar.
  3. Incentivar e apoiar o desenvolvimento do pensamento crítico em todos os alunos.