PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, Olhão


Exposição de motivos
Celebramos este ano o 50. ° aniversário do 25 de abril de 1974. Celebramos, portanto, este ano, a liberdade, a democracia e a paz. Mas mais importante que celebrar todos estes valores é não esquecer o que foi, o que é e o que será preciso fazer para os manter e para os fortalecer.
Porque tal como foi com muito esforço que há duas gerações milhões de pessoas lutaram pelos valores de abril, também agora todos temos de lutar, para que ninguém feche as portas que abril abriu. Mas se há quem pense que abril já abriu todos as portas que tinha a abrir está muito enganado, ainda há muito a fazer para cumprir abril, ainda há muito a fazer para que todos tenham acesso à saúde que cada vez mais tem sido ameaçada pelas sucessivas quebras do SNS, para que todos tenham acesso a educação de qualidade, igualmente ameaçada pela crescente falta de professores, para que todos tenhamos acesso a uma segurança social forte e segura e para que todos tenham acesso a um trabalho digno.
E por isso, como se pode ver, o caminho que abril abriu ainda tem muito para avançar. E para avançarmos nesse longo caminho e sem darmos passos atrás, temos de ser mais participativos, temos que ser mais reivindicativos, temos que estar mais atentos à vida política do nosso país, temos que fazer política e não deixar a política só para os políticos, temos que ser também nós próprios os políticos. No fundo temos de ser democratas, porque uma democracia não existe sem democratas.
E perante tempos tão desafiadores para a nossa democracia como os que vimos a viver, não podemos cruzar os braços e nada fazer. Por isso apresentamos aqui um conjunto de medidas que visam fomentar a participação política dos jovens, aumentar a sua literacia política e a sua plena integração numa sociedade livre, democrática e próspera. Uma verdadeira sociedade de abril!


Medidas Propostas
  1. Aumentar o número de professores e outros profissionais de educação necessários para garantir um ensino melhor e mais individualizado, possibilitando o aumento da variedade dos cursos profissionais e, igualmente, as vagas dos mesmos.
  2. Promover nas escolas palestras trimestrais com o intuito de mostrar aos alunos os vários partidos políticos existentes, através de representantes dos partidos que serão convidados para irem às escolas para o efeito.
  3. Implementar projetos de integração de alunos estrangeiros de modo que adquiram conhecimentos básicos de língua portuguesa, fomentando a partilha multicultural.