PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, Lagos


Exposição de motivos
Tendo em conta que há um período eleitoral que se avizinha em que diversas eleições vão ter lugar: Açores, Legislativas e Europeias, é a altura ideal de relembrar os tempos de opressão pelos quais Portugal passou antes da Revolução de Abril. Neste sentido, é crucial levar os alunos, que brevemente serão chamados a votar, a refletirem sobre os valores que norteiam a nossa Sociedade: liberdade, justiça e equidade. Nunca é de mais relembrar que determinadas forças populistas e/ou extremistas da sociedade se aproveitam do clima de instabilidade que se tem vivido quer no continente quer nos arquipélagos.
Os jovens ao votarem contribuem para a continuação deste Legado a nível destes valores , garantindo, assim, que as futuras gerações possam viver numa sociedade em que valores como: liberdade, justiça e equidade são uma realidade.


Medidas Propostas
  1. Promover inquéritos à população escolar relativamente à realidade atual da escola e às aspirações para o seu desenvolvimento. Proceder ao tratamento de dados e promover iniciativas que vão ao encontro dos resultados apurados.
  2. Convidar militares que vivenciaram o 25 Abril a virem à Escola para poderem explicar a escola antes e depois desta data, promovendo lugares de debate abertos a toda população escolar e promover workshops de preparação para ingressão na vida ativa em temas como: política, economia, finanças, com especialistas nestas áreas.
  3. Implementar disciplinas com currículos diferentes de acordo com o prosseguimento de estudos: por exemplo disciplinas como português que poderia ser adaptada à semelhança do passado (Português A e B) e Cidadania (como disciplina autónoma no 12º ano) para reforçar a ingressão na vida ativa.