PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Conde de Monsaraz, Reguengos de Monsaraz


Exposição de motivos
Medida 1 - É essencial incentivar a população mais jovem para o ensino, dada a falta de professores a que temos vindo a assistir nos últimos anos, bem como na sua formação. Ultimamente, por falta de professores qualificados, são contratadas pessoas licenciadas com conhecimento da respetiva disciplina, mas sem a parte pedagógica. Esta é essencial para o progresso dos alunos na disciplina e para um melhor aproveitamento escolar. Consideramos por isso de extrema importância incentivar a população mais jovem para o ensino, de forma a trazer novas ideias e mentalidades para o mesmo e para mitigar os problemas a que temos assistido com a sua falta.
Medida 2 - A criação de um currículo de educação cívica abrangente é uma iniciativa crucial para fortalecer a formação dos futuros cidadãos. Transmitir conhecimento político e promover competências práticas, como a literacia financeira, não apenas enriquece a compreensão dos estudantes sobre a sociedade, mas também os capacita para enfrentar os desafios do mundo real.
Ao formar cidadãos críticos, ativos e informados, esta medida visa cultivar uma população jovem preparada para participar de forma significativa na democracia. A inclusão de competências práticas, como literacia financeira, adiciona uma dimensão prática e relevante à educação cívica, capacitando os estudantes a lidar com questões do quotidiano.
Além disso, ao desafiar os estudantes a pensar para além das fronteiras tradicionais, a educação torna-se uma experiência enriquecedora, estimulando a criatividade, a inovação e a compreensão global. Este foco não apenas prepara os jovens para os desafios contemporâneos, mas também fomenta uma escola mais plural e participativa, alinhando-se perfeitamente com o tema!
Portanto, a implementação deste currículo de educação cívica abrangente não só contribui para a formação integral dos estudantes, mas também promove valores democráticos e participativos, fundamentais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente.
Medida 3 - Integração de aulas de Língua Gestual Portuguesa, lecionadas por profissionais, no ensino regular. Num país com cerca de 120 000 pessoas com surdez diagnosticada, dos quais 30000 são falantes de LGP, uma das línguas desconhecidas pelo Estado Português, é pertinente incluir o ensino de noções básicas desta língua no programa curricular geral. Estas aulas, cuja frequência e duração seriam definidas dependendo de variáveis como carga horária, grau de escolaridade e disponibilidade, seriam lecionadas por profissionais formados em LGP, muitos dos quais já inseridos no Serviço Público, através de serviços como tradução e interpretação. Desta forma, facilita-se o diálogo e relação entre alunos surdos e não surdos, fomentando a inclusão e participação de uma comunidade muitas vezes negligenciada e ostracizada.


Medidas Propostas
  1. Apostar na formação de professores e no incentivo para a educação.
  2. Criação de um currículo cívico
  3. Inclusão do ensino de LGP no currículo escolar.