PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas André de Gouveia, Évora


Exposição de motivos
Foram muitas as conquistas de Abril nestes 50 anos. São hoje uma realidade nas nossas escolas pluralistas, multiculturais, livres, igualitárias, justas e com ensino obrigatório para todos. Mas continua a ser necessária a nossa participação cívica, quotidiana, para manter essas conquistas e aperfeiçoar a escola que se quer mais plural e participativa.
Este foi o nosso ponto de partida: que problemas existem numa escola igualitária mas onde todos somos diferentes? Numa escola obrigatória para todos, mas que está a perder a sua função de elevador social baseado na meritocracia? Numa escola que alfabetiza, mas não consegue combater a iliteracia em múltiplos domínios? Numa escola cada vez mais multicultural, mas onde a integração continua a ser difícil? Numa escola, e numa sociedade, onde cada um se coíbe cada vez mais dos seus direitos e deveres cívicos e políticos o que nos encaminha, perigosamente, para uma anomia social? Como podemos ser mais participativos? Onde nos pudemos fazer ouvir? Quem nos ouve?
É preciso motivar, envolver, criar espaços seguros onde, de forma voluntária, empenhada e constante, os alunos possam debater a escola e contribuir para a sua evolução adaptada ao tempo em que vivemos.


Medidas Propostas
  1. Reforço do direito à educação pública de qualidade como um verdadeiro processo que permita alcançar a igualdade baseada na meritocracia onde a escola continuar a ser um elevador social que corrige desigualdades contribuindo para uma sociedade mais justa.
  2. Criação de uma Assembleia de Alunos, aberta à participação de todos, que identifique problemas e aponte soluções.
  3. Criação de um Clube / Projeto, frequentado de forma voluntária, com o objetivo de disponibilizar aos alunos literacia política, financeira e da informação.