PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo


Exposição de motivos
Viver Abril na Educação comporta um número significativo de possíveis sentidos. Do debate, do pensar em conjunto nasceram três ideias que se construíram através das preocupações expressas pelos alunos/as.
Tendo em linha de conta a evolução da Educação em Portugal desde 1974, num processo no qual a escola se democratizou e massificou, a ideia de potenciar o sucesso escolar surge como um imperativo num mundo em que as múltiplas literacias são essenciais para o futuro desta e das próximas gerações. Pelo que as propostas surgem como respostas às necessidades dos alunos - a de se fazerem ouvir. Se a escola deve ser participativa, então é fundamental que os alunos possam construir os seus pensamentos/ideias e ideais e em simultâneo debater e construir os seus argumentos; só pela partilha se consegue o desenvolvimento e nada melhor do que a criação de um clube de debate. Centra-se numa forma participativa e igualitária, de alunos e alunas, para e com os seus pares. Trata-se de criar um espaço de liberdade, de criatividade, mas também de co -responsabilidade em que são os alunos que debatem, pensam, propõem e operacionalizam um conjunto de atividades que responde às suas preocupações e expetativas. Responderia à construção de uma cidadania ativa e participativa, de intervenção na própria comunidade educativa, permitindo o desenvolvimento de áreas de competência em consonância com o PASEO.
Os alunos consideram também que os temas trabalhados em cidadania devem estar de acordo com os seus "medos", dúvidas e ansiedades pelos quais passam os alunos de secundário no seu quotidiano, mas também na mudança radical que é o término do secundário.
Para estes jovens é fundamental a intervenção/ orientação junto dos mais novos, para que dessa forma se possam esclarecer dúvidas e diminuir a ansiedade dos mais novos, nomeadamente através de tutorias entre alunos mais velhos e mais novos.


Medidas Propostas
  1. Criação de um clube de debate.
  2. Alteração dos temas a explorar em cidadania - problemas/ questões que preocupam os jovens - equilíbrio escola, família e comunidade.
  3. Interação entre alunos - criação de tutorias (alunos secundário - básico).