PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Instituto Tecnológico e Profissional da Figueira da Foz - Pólo de Condeixa-a-Nova


Exposição de motivos
A escola deve ser encarada como um espaço democrático e de aprendizagem cooperativa, desempenhando um papel fundamental na formação cívica dos alunos. Ao vivermos num regime democrático e numa escola cada vez mais multicultural, pretendemos, por um lado, potenciar na nossa comunidade escolar para a explicitação, compreensão e implementação dos valores democráticos no dia-a-dia dos alunos. Por outro, potenciar o trabalho colaborativo da turma, através de propostas pedagógicas na área da participação democrática. Deste modo, as nossas medidas visam promover estratégias que visam a igualdade no acesso e no sucesso, nomeadamente através do debate sobre:
O direito à educação; O fim da escolarização de estereótipos; O fim da violência de Género; A integração no mercado de trabalho, tendo em conta as populações com dificuldades especiais .


Medidas Propostas
  1. Dinamizar uma ação de sensibilização para pais, cuidadores e professores sobre a temática - competências pessoais - que visa aceitar cada criança/estudante como um ser único, que necessita de cuidados específicos que lhe permita ter o mesmo nível se sucesso escolar, independentemente do seu contexto social e familiar, das suas limitações físicas/psicológicas, do seu desenvolvimento emocional e das capacidades financeiras do seu encarregado de educação.
  2. Promover nas redes sociais dicas/estratégias para os jovens aprenderem a lidar de forma assertiva com situações que combatam a linguagem sexista, evitando estereótipos de género.
  3. Desenvolver nas comunidades envolventes à escola aulas palestras sobre o fim da violência de Género e a integração no mercado de trabalho, tendo em conta as populações com dificuldades especiais, nomeadamente dos grupos mais vulneráveis.