PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária José Falcão, Miranda do Corvo


Exposição de motivos
As medidas que apresentamos tiveram a preocupação de dotar os jovens de ferramentas que os tornem mais informados e participativos numa sociedade democrática. Criar momentos na Escola em que haja articulação vertical e os alunos mais velhos façam a gestão de temas que tornem o exercício da cidadania efetivo e virado para a vida prática. Promovendo debates obrigatórios, sobre temas selecionados e do interesse de todos e sempre com o apoio dos professores, onde a problemática do 25 de abril seja abordada, esclarecida, conversada e não seja esquecida. O objetivo será debater inter turmas e no final do ano inter escolas.
A preparação dos jovens foi uma preocupação, daí que a Cidadania obrigatória no Ensino Secundário se torna essencial para haver um espaço onde se abordem temas na vida prática e ativa, como literacia financeira ou empreendedorismo. O objetivo é que os jovens aprendam a gerir as finanças pessoais, por exemplo.
Por outro lado, houve a preocupação do país acreditar nos seus jovens que investem na formação, evitando a procura de outros países apenas para melhorar as condições de vida, sob pena de afastamento das raízes. Esta medida n.º 3 justifica-se devido à realidade nacional, havendo que adotar mecanismos que façam com que os jovens possam permanecer no seu país.


Medidas Propostas
  1. Reforço e criação de atividades periódicas obrigatórias, abrangentes ao terceiro ciclo e ao secundário, no âmbito de sensibilizar e educar os jovens sobre o 25 de abril, com a periodicidade mensal. Tomando como sugestões, palestras orquestradas pelos alunos, visualização de filmes relativos ao tema, debates interturmas/interescolas…
  2. Introduzir a disciplina de cidadania, com cariz obrigatório no Ensino Secundário, que promova o desenvolvimento, pelos alunos, de habilidades práticas para a sua vida quotidiana, nomeadamente: Literacia Financeira, Gestão de Tempo, Atualidade Política, Empreendorismo…
  3. Estabelecer programas de apoio ao empreendedorismo jovem, oferecendo recursos financeiros, mentorias e infraestruturas para que os estudantes possam desenvolver e implementar projetos inovadores no seu país.