PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio de S. Teotónio


Exposição de motivos
O currículo IB refere-se ao currículo oferecido pelo International Baccalaureate (IB). Estes são projetados para promover uma educação equilibrada, abrangendo não apenas o conhecimento académico, mas também o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Neste sentido, o aluno escolhe as disciplinas que efetivamente quer estudar, em vez de escolher uma área específica, e que vão contribuir para o seu futuro, com obrigatoriedade de integrar 6 disciplinas, promovendo uma melhor abordagem interdisciplinar e desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e criativo.
Os alunos devem estar envolvidos na definição das políticas educativas. Atualmente, a representação e participação nas decisões escolares, dos alunos é muito reduzida o que não democratiza o meio escolar. Na representação dos alunos cremos que as Associações de Estudantes, eleitas democraticamente, devem ter a palavra e estar presentes nas reuniões de Conselho Pedagógico, onde são tomadas decisões importantes para a escola, e na definição dos horários escolares, exprimindo as vontades e desejos dos estudantes, bem como definindo possíveis alternativas.

Defendemos ainda, a criação de um documento transversal não só aos alunos mas também ao corpo docente e não docente que define regras de comportamento, objetivos letivos e estatutos a cumprir pelos diferentes membros da comunidade escolar. Não existindo um Código Deontológico ou de Conduta para professores como existe para outras profissões liberais, este documento ia funcionar com esse propósito. Desta forma, trata-se de uma regulamentação mais completa do que o tradicional regulamento que cada escola adota individualmente.


Medidas Propostas
  1. Implementação de um modelo inspirado no currículo IB, destinado ao ensino regular, com possibilidade de escolha de disciplinas, em vez de áreas, como está atualmente.
  2. Inclusão dos alunos na definição das políticas educativas, nomeadamente, na elaboração dos horários (ou na possibilidade de escolha de horários alternativos) bem como na obrigatoriedade da inclusão da AE no Conselho Pedagógico.
  3. Criação de um documento, de cariz deontológico, que contenha as normas, direitos, deveres e estatutos dos docentes, não docentes e alunos.