PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Jaime Cortesão, Coimbra


Exposição de motivos
Medida 1: No primeiro dia do ano letivo, desenvolver atividades lúdicas e desportivas com o objetivo de integrar e reforçar laços entre os vários elementos da comunidade escolar. Estas atividades permitiriam a integração de alunos de outras nacionalidades e de outras escolas. Posteriormente, existiria uma equipa de voluntários cujo objetivo seria apoiar e orientar os alunos que vão chegando à escola durante todo o ano.
Realização de uma assembleia de escola, a realizar pelo menos três vezes por ano letivo, com o objetivo de analisar problemáticas e encontrar soluções que melhorem a integração de todos.

Medida 2: É fundamental a introdução de uma disciplina de literacia financeira que prepare os alunos para a integração na vida ativa, tornando-os mais autónomos e informados. Esta disciplina seria obrigatória nos cursos profissionais, fazendo parte das aprendizagens da disciplina já existente de Área de Integração. No ensino secundário regular, seria uma disciplina opcional no 12º ano. Para além da literacia Financeira, a introdução de uma disciplina extracurricular de Língua Gestual Portuguesa com o objetivo de capacitar todos os alunos de modo a permitirem uma plena integração dos alunos surdos.

Medida 3: Este investimento visa maximizar o rendimento escolar dos alunos, capacitando as escolas não apenas com tecnologias e modernização de espaços escolares mas também com profissionais docentes e não docentes. Entendemos que não existe aprendizagem significativa sem professores.


Medidas Propostas
  1. Desenvolver estratégias que promovam o envolvimento e a integração de toda a comunidade escolar.
  2. Introdução de disciplinas obrigatórias/ opcionais, que possibilitem uma maior integração e preparação dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
  3. Maior investimento nos recursos físicos e humanos