PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Técnico Profissional de Cantanhede


Exposição de motivos
1 - Por ser cada vez mais importante ter uma voz para gritar, uns ouvidos para ser ouvido e uma mente ou uma força para agir em prol de quem é silenciado, é de extrema importância criar mecanismos que ajudem toda e qualquer vítima a pronunciar-se de forma segura sobre os seus medos ou prisões, sobre as ameaças ou sujeições que lhe infringem. A escola como espaço de formação que se deseja seguro tem que estar na primeira linha desta defesa e tem de fazê-lo dando uma margem segura e anónima, quer à vítima, quer a qualquer outro membro da comunidade escolar que pretenda denunciar. Apesar de toda a divulgação das linhas de apoio às vítimas, apesar da importância e atuação dos projetos de Saúde Escolar, nem sempre é fácil para a vítima ganhar coragem para se expor ou expor a sua situação ao outro. O anonimato num momento inicial pode ser determinante para dar um primeiro passo.
2 - Enquanto cidadãos prestes a poder fazer escolhas no âmbito da realidade democrática, reconhecemos a nossa falta de conhecimento e até curiosidade sobre a ciência política. Os números do absentismo jovem à boca das urnas eleitorais é assustador. O desinteresse dos mesmos é alarmante. A sua ausência de literacia política é desconcertante. Mesmo tendo noção da importância e responsabilidade das famílias nesta passagem de testemunho, transmissão de valores e informação, também sabemos que, em algumas famílias, este processo não acontece pelas mais variadas razões. Pela crucial relevância de que se reveste uma escolha informada e bem formada, acreditamos que a mesma tem que acontecer nas escolas, espaço- mãe na formação de futuros cidadãos e profissionais, para que todos os alunos, todos os jovens possam obter conhecimento para potenciar escolhas mais assertivas e agir e intervir na cena política nacional.


Medidas Propostas
  1. Criar uma aplicação que permita a denúncia ou identificação de possíveis indivíduos em perigo de forma anónima.
  2. Inserir no programa curricular conteúdos de ciência política.
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