PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Arganil


Exposição de motivos
1. Para que a escola portuguesa seja mais plural e participativa é indispensável que os alunos desenvolvam ao máximo a sua consciência cívica e reflitam nas formas como podem intervir, enquanto cidadãos, nas suas comunidades e, se já existe a área curricular de Educação para a Cidadania, faz todo o sentido que aconteça uma maior aposta na mesma, principalmente nas dimensões da educação para os direitos humanos e da educação para a igualdade de género.
2. Algumas escolas já organizam periodicamente atividades que celebram a diversidade, mas essa é uma prática que tem de ser concretizada e intensificada em todos os estabelecimentos escolares do país. A realização dessas iniciativas contribuirá para fomentar nos estudantes o respeito, a compreensão e o apreço pela diversidade.


Medidas Propostas
  1. Maior aposta na Educação para a Cidadania (existência em todos os níveis de ensino, de um espaço próprio para refletir sobre os vários temas ligados à cidadania).
  2. Organização de atividades que celebrem a diversidade, como eventos culturais, palestras e projetos que destaquem diferentes experiências e conhecimentos.
  3. Nada a registar.