PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Tábua


Exposição de motivos
Uma escola mais plural e participativa promove a diversidade de ideias, valoriza a colaboração entre alunos, pais e professores, e busca incluir diferentes perspetivas no processo educacional.
Portugal é um país cada vez mais multicultural face à migração e ao acolhimento de refugiados. Este multiculturalismo toca e interfere em hábitos, culturas e crenças, criando-se por vezes atritos e rejeições, pelo facto de ser desconhecido para a maior parte da comunidade escolar. Para além do mencionado, também existe discriminação a nível socioeconómico, de género, sexual, político, religioso e de pessoas com necessidades especiais.
Para tornar uma escola mais participativa tem que haver contacto entre todos os membros da comunidade escolar, então criar assembleias com todos os alunos e questionar as suas opiniões, proporcionará um momento de participação em que os estudantes poderão ser ouvidos, podendo até propor melhorias em alguns aspetos.
Outra forma de deixar as escolas mais plurais e participativas é o planeamento e divulgação de atividades, promovendo a convivência entre jovens proporcionando um melhor conhecimento entre os mesmos e causando um impacto positivo no que toca à discriminação. Mas sensibilizar só os alunos não chega, os pais devem ser também incluídos nesses projetos para haver uma melhor compreensão, participação e envolvimento nas atividades dos seus filhos, proporcionando a transmissão de saberes intergeracionais.
Para além disso, promover a comunicação entre outras escolas facilitará a socialização. Então promover momentos de partilha inter-escolas como por exemplo encontros regionais entre estabelecimentos de educação proporcionaria aos alunos, que não só convivessem com membros do seu dia a dia como também com novas culturas e pessoas, ensinando aos mesmos, a partilhar e explorar novas ideias.


Medidas Propostas
  1. Implementar assembleias (mensais ou trimestrais) para que alunos possam dar a sua opinião sobre problemas ou propor atividades para a mesma.
  2. Planear e divulgar atividades em ambiente escolar que visem combater a discriminação e a desigualdade, promovendo a inclusão de todos os alunos.
  3. Possibilitar momentos de acolhimento, de partilha e de convívio interescolar, no início e no final do ano letivo.