PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional da Raia - Idanha-a-Nova


Exposição de motivos
A era global que vivenciamos hoje impõe uma série de desafios significativos para o sistema educacional, destacando-se a necessidade das escolas se adaptarem a uma realidade cada vez mais interconectada, diversificada e dinâmica. Neste cenário complexo, a construção de uma escola participativa e plural torna-se crucial para preparar os estudantes, não apenas para desafios académicos, mas também para uma cidadania ativa e consciente.
Além disso, a escola participativa deve proporcionar espaços para a expressão de diferentes perspetivas e vozes. O diálogo aberto e o respeito às múltiplas formas de conhecimento são fundamentais para construir uma comunidade escolar plural, onde cada estudante se sinta valorizado em sua singularidade.
Desafios contemporâneos, como as desigualdades socioeconómicas e o acesso desigual à educação, exigem um compromisso firme com a equidade. Uma escola participativa e plural deve procurar reduzir disparidades, adaptando métodos de ensino às diferentes necessidades dos alunos e garantindo que todos tenham acesso a oportunidades educativas de qualidade. A tecnologia pode desempenhar um papel crucial nesse sentido, proporcionando recursos que favoreçam a aprendizagem personalizada e a inclusão.


Medidas Propostas
  1. Currículo inclusivo com a língua português não materna: Desenvolver um currículo que reflita a diversidade cultural, étnica, de gênero e social, com abordagem de diferentes perspetivas e experiências. Para isso a inclusão da portuguesa língua não materna, como primeiro passo para a integração de todos na sociedade.
  2. Espaço de diálogo aberto: Criar espaços físicos e virtuais para diálogo aberto, onde professores, estudante e pais possam discutir ideias, preocupação e contribuições para a melhoria da escola. Existência de um Conselho Estudantil ativo, com uma participação inclusiva: que envolva e representa uma variedade de perspetivas, diferentes grupos étnicos, socioeconómicos e culturais
  3. Programas de voluntariado comunitário: Estabelecer programas de voluntariado que envolvem alunos em atividades que beneficiem a comunidade local, promovendo o senso de responsabilidade social.