PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense


Exposição de motivos
Uma escola plural e participativa é um ambiente que valoriza a diversidade, promovendo a inclusão de diferentes perspetivas culturais, sociais e individuais. Nesse contexto, a participação ativa dos alunos, professores, pais e outros agentes socioeconómicos é incentivada, criando uma comunidade educativa e colaborativa. Essa abordagem visa desenvolver habilidades sociais, cidadãs e críticas, preparando os estudantes para uma sociedade igualitária e democraticamente instituída.


Medidas Propostas
  1. Uma escola plural, participativa e recetiva em que ninguém fique para trás através de uma maior interação entre alunos, professores e restante comunidade educativa, promovendo, assim, um ambiente de aprendizagem mais colaborativo e participativo.
  2. Uma escola mais aberta à sociedade, através de uma maior e mais intensa relação entre a escola e as organizações empresariais e sociais, com visitas frequentes dos alunos às organizações de forma a que estas tenham um maior envolvimento e participação nas atividades e na vida escolar.
  3. Promover de uma forma mais intensa as interações e experiências entre escolas nacionais e internacionais, através de intercâmbios e do programa Erasmus.