PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Profissional do Fundão (Sede)
Exposição de motivos
Medida 1: Inclusão da Língua Gestual Portuguesa como disciplina optativa do 1º ao 9º ano de escolaridade.Objetivo: Promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para pessoas surdas ou com deficiência auditiva, através do ensino da Língua Gestual Portuguesa (LGP) desde o início da escolaridade.
Argumentação: A LGP é reconhecida como a língua natural da comunidade surda em Portugal, sendo fundamental para a comunicação e integração dessa comunidade. O ensino da LGP desde o primeiro ciclo permitirá que as crianças surdas ou com deficiência auditiva desenvolvam suas habilidades linguísticas desde cedo, facilitando sua inclusão social e acadêmica. O conhecimento da LGP por parte dos estudantes ouvintes também promoverá a sensibilização e o respeito pela diversidade linguística e cultural.
Medida 2: Diminuição da carga letiva dos cursos CEF e profissionais para permitir o desenvolvimento de outras competências aos alunos.
Objetivo: Proporcionar aos estudantes dos cursos CEF e profissionais a oportunidade de dedicarem tempo a desenvolver competências complementares, além das específicas do curso.
Argumentação: Os cursos CEF e profissionais têm uma carga horária significativa, o que pode limitar o tempo disponível para os estudantes se envolverem em atividades extracurriculares ou desenvolverem outras habilidades. O desenvolvimento de competências complementares, como habilidades sociais, emocionais, artísticas ou desportivas, é fundamental para a formação integral dos estudantes e para a sua preparação para o mercado de trabalho. A diminuição da carga letiva dos cursos CEF e profissionais permitirá uma maior flexibilidade no currículo, possibilitando aos estudantes explorarem outras áreas de interesse e desenvolverem talentos individuais.
Medida 3: Fornecimento de um pequeno-almoço completo e saudável para todos os estudantes até à escolaridade obrigatória.
Objetivo: Garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma refeição nutricionalmente equilibrada no início do dia, promovendo a saúde, o bem-estar e o melhor desempenho académico.
Argumentação: O pequeno-almoço é considerado a refeição mais importante do dia, fornecendo energia e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Muitos estudantes chegam à escola sem tomar um pequeno-almoço adequado, o que pode afetar negativamente a sua concentração, atenção e desempenho escolar. Ao fornecer um pequeno-almoço completo e saudável para todos os estudantes, estamos a promover a igualdade de oportunidades e a garantir que nenhum aluno seja prejudicado devido à falta de recursos ou condições em casa.
Nota: Estas medidas visam promover a inclusão, o desenvolvimento integral dos estudantes e garantir igualdade de oportunidades na educação
Medidas Propostas
- Inclusão da Língua Gestual Portuguesa como disciplina optativa do 1º ao 9º ano de escolaridade.
- Diminuição da carga letiva dos cursos CEF e profissionais para permitir o desenvolvimento de outras competências aos alunos.
- Fornecimento de um pequeno-almoço completo e saudável para todos os estudantes até à escolaridade obrigatória.